Serviços de Medicina e Nutrição disponibilizam vagas.
Moradores de Criciúma e região interessados em utilizar os Serviços de Medicina e de Nutrição das Clínicas Integradas da Unesc podem agendar as consultas a partir desta sexta-feira (1º/4). Para marcar, é necessário ir até as Clínicas, localizada no campus da Universidade, das 8 às 17 horas, com CPF e o cartão do SUS do paciente – qualquer pessoa pode agendar por outra.
Segundo a coordenadora das Clínicas Integradas da Unesc, Francielle Gava, além do Serviço de Nutrição, que ampliou o atendimento do público adulto para o infantil e adolescente, a comunidade tem à disposição 23 especialidades médicas. Para as consultas de Psiquiatria, Dermatologia, Cardiologia, Neurologia adulta e infantil, Ortopedia, Endocrinologia adulta e pediátrica e Nutrição, é preciso que o paciente tenha encaminhamento médico.
Para cada especialidade há um número limitado de vagas para atendimento. Isso porque, segundo Francielle, trata-se de uma Clínica Escola, e os atendimentos são pautados em função da capacidade do local e do número de alunos e professores. “A Unesc como Universidade Comunitária, presta um serviço para a população, que também serve para aprimorar o conhecimento acadêmico. Por ser uma Clínica Escola, os atendimentos são feitos por estudantes supervisionados por professores especialistas na área”, afirma.
Novidade
A partir de 14 de abril, as Clínicas Integradas passarão a oferecer atendimento no Ambulatório de Dor Crônica. Mas os interessados já podem agendar consultas a partir desta sexta-feira (1º/4).
O local atenderá pessoas que apresentam dor persistente (dor constante, diária ou na maior parte dos dias, por um período de três meses ou mais) a qual toda investigação considerável para o quadro foi realizada; o tratamento terapêutico/medicamentoso/ cirúrgico não foi satisfatório para controle do quadro ou a dor tem grande impacto em alguns aspectos da qualidade de vida: sono, autocuidado, mobilidade, trabalho ou estudo, atividade social, relacionamentos, estado emocional; dor neuropática ou dor oncológica.
O atendimento será realizado por alunos da 12ª fase do curso de Medicina, supervisionados pelo professor médico especialista.