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Classificação de risco é implantada no Pronto Atendimento de Forquilhinha

26 10 Pronto Atendimento

Pulseiras coloridas vão identificar a gravidade clínica dos pacientes que chegam à unidade.

Começa a funcionar na manhã desta sexta-feira, 26, o sistema de classificação de risco no Pronto Atendimento de Forquilhinha, implantado com objetivo de melhorar o atendimento prestado da unidade. Com isso, receberão ainda mais prioridade os casos de urgência e emergência, por conta de uma triagem inicial que passará a ser realizada antes das consultas.

“Em um primeiro momento, o profissional ouve o doente ou a família e são detectados os sinais que permitem alcançar o grau de prioridade clínica no atendimento, como também o tempo de espera a ser recomendado”, explica o enfermeiro e coordenador do Pronto Atendimento, Edson Luiz Scheffer.

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A média do Pronto Atendimento de Forquilhinha varia entre 2,7 mil a 3,2 mil atendimentos mensais, algo em torno de 100 pessoas por dia. Para dar conta de toda a demanda, mais três enfermeiros e seis estagiários foram contratados.

O método já é utilizado na maior parte dos hospitais e grandes unidades de saúde da região. “Vale ressaltar que ninguém ficará sem atendimento. Estamos certos de que essa metodologia será bem aceita pela população e irá proporcionar um avanço no quesito atendimento, como já registrado em outras cidades” reforça o secretário de Saúde, Diego Passarela.

Na prática, a partir desta sexta-feira, ao invés de respeitar a ordem de chegada, será observado o estado clínico de cada paciente, com casos mais graves sendo passados na frente, por meio da distribuição de pulseiras com cores diferenciadas:

  • Vermelha – atendimento imediato: traumas com lesões de único ou múltiplos sistemas, que caracterizem risco de vida ou sofrimento intenso ao paciente;
  • Laranja – atendimento em 10 a 15 minutos: casos muito urgentes, como infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia incontrolável, entre outros;
  • Amarela – atendimento em até 60 minutos: casos urgentes, como pequenas hemorragias e traumatismos, desidratação, entre outros;
  • Verde – atendimento em até 120 minutos: casos de menor urgência, como febre, vômitos, dor leve, entre outros;
  • Azul – atendimento em até 240 minutos: casos não urgentes, como controle da hipertensão e diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativo, entre outros.
Francine Ferreira – Mariane Rodrigues


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