A chuva intensa que caiu nessa sexta-feira, 24, e madrugada de sábado, 25, resultou em enchentes dos Rios Sangão e Mãe Luzia e alagamentos, que atingiram cinco bairros de Forquilhinha: Cidade Alta, Ouro Negro, Nova York, Santa Líbera e Santa Cruz, além da comunidade de São Pedro, no interior do município.
No total, 27 pessoas ficaram desalojadas e não houve nenhum desabrigado. “Tivemos ruas alagadas, algumas com interdição total, e umas das principais ligações entre Criciúma e Forquilhinha ficou com trânsito interditado até o fim da manhã deste sábado”, acrescenta o coordenador da Defesa Civil de Forquilhinha, Carlos Alberto Arns Filho.
Entre as comunidades afetadas, a Cidade Alta ficou completamente isolada por algumas horas. “Dessa forma, solicitamos o desligamento do fornecimento de energia elétrica no bairro por questões de segurança”, completa o coordenador.
Em relação aos danos materiais, a Defesa Civil ainda realiza um levantamento, mas até o momento já foram contabilizados três carros submersos e outros dez afetados pelas cheias, além de 48 casas atingidas pelas águas de forma direta.
“Iniciamos os trabalhos às 13 horas da sexta-feira, na sala de gestão de riscos da Defesa Civil municipal, monitorando e acompanhando as previsões que vieram a se confirmar. Durante toda a noite, madruga e manhã, tivemos o auxílio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar nas ocorrências”, finaliza Arns Filho.