Nesta quarta-feira (12), a formação de um ciclone extratropical, aliado ao avanço de uma frente fria reforça as chuvas em Santa Catarina. No decorrer do dia, as chuvas continuam persistentes nas regiões entre o centro e o leste do estado, com volumes expressivos em áreas entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis e Planalto Sul, os volumes de chuva ficam na casa dos 40 aos 60 mm.
No Litoral Sul, os acumulados de chuva por conta do ciclone variam entre 50 e 75 mm na maioria das áreas, mas podendo chegar aos 100 mm nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Nas áreas entre o Alto e Médio Vale do Itajaí os acumulados oscilam entre 15 e 35mm. Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
No Grande Oeste, a formação do ciclone, associada a um intenso fluxo de umidade e o rápido avanço de uma frente fria a partir da tarde, favorece condições para temporais com risco para serem severos de maneira pontual, e acompanhados de raios, risco de vendavais e eventual queda de granizo. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais, como descargas elétricas ventos intensos e granizo.