A partir das primeiras horas da quarta-feira, 11, até o fim da quinta-feira,12, é esperada a chegada de chuvas fortes e temporais com risco de granizo em todo o estado. A previsão é da Epagri/Ciram com alertas meteorológicos da Defesa Civil de SC para risco moderado a alto em todas as regiões de Santa Catarina.
A previsão aponta que a chuva intensa começa no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, avançando para as demais regiões durante a tarde e noite de quarta e persistindo ao longo da quinta-feira.
Os acumulados de chuva serão mais significativos no Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral, com médias entre 70 e 100 mm e pontos de até 100 mm ou mais. No Extremo Oeste e Oeste, são esperados totais de 40 a 70 mm, com áreas de maior intensidade.
O risco de temporais localizados é alto em todo o estado, com a possibilidade de chuvas fortes, descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo. É importante estar alerta e adotar medidas de precaução.
Defesa Civil
No cenário atual, as áreas destacadas em laranja apresentam um risco elevado para eventos relacionados a temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
Enquanto isso, as regiões demarcadas em amarelo enfrentam um risco moderado de ocorrências relaconadas aos eventos climáticos.
É fundamental estar alerta e tomar medidas de precaução nas áreas de risco alto, enquanto nas áreas de risco moderado, a vigilância constante é aconselhada.
Riscos
O risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais permanece alto a muito alto. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco e esteja preparada para qualquer situação emergencial.
Sistema Meteorológico
A nova onda de chuvas no estado é resultado da passagem de uma frente fria pelo por Santa Catarina. Na sexta-feira, 13, a chuva deve diminuir gradativamente, mas ainda poderá persistir com fraca intensidade na faixa leste e norte do estado.
O alerta das autoridades é para que a população fique atenta às atualizações dos órgãos de meteorologia do estado e siga as orientações da Defesa Civil para garantir a segurança da sua família.
Outro pedido importante das instituições que atuam nesse período crítico é que o cidadão mantenha-se informado e tome as devidas precauções durante as condições meteorológicas adversas.