FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Chapecó prepara-se para velório coletivo das vítimas de acidente com o avião da Chapecoense

acidente chapecoense

O presidente da República, Michel Temer, e o governador Raimundo Colombo irão acompanhar o velório coletivo dos mortos no acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. A cerimônia fúnebre acontecerá na Arena Condá, em Chapecó, e está prevista para esta sexta-feira, 2, ainda sem horário definido. O presidente confirmou a presença durante conversa com o governador de Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 30.

Todos os 71 corpos das vítimas do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense e um grupo de jornalistas estão formalmente identificados. O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, está em Medellín, onde acompanha os trâmites para agilizar a liberação dos corpos das vítimas. “No Comitê de Desastres, montado no aeroporto de Medellín, o secretário de Segurança Pública de Medellín, Gustavo Villegas, informou que os corpos começam a ser embalsamados nas próximas horas”, disse.

image?view=image&format=raw&type=img&id=21748

Foto: Guilherme Bez Marques/SAI.

Há uma expectativa que todos os corpos estejam identificados e embalsamados até noite de quinta-feira, caso não ocorra nenhum problema técnico. Duas aeronaves da FAB, que farão o transporte dos corpos de Medellín até Chapecó, já estão posicionadas na Base Aérea de Manaus aguardando a conclusão dos trabalhos na capital colombiana para fazer o traslado.

Coopera
Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Carlos Adauto disse ainda que a prefeitura de Medellín está organizando um ato de despedida às vítimas do acidente. “Estão sendo providenciados 70 carros funerários para levar os corpos até o aeroporto de Medellín, onde terá uma cerimônia com honras militares para os atletas e jornalistas que perderam a vida nesta tragédia aqui na Colômbia”, afirmou..

O secretário também informou que os médicos catarinenses que integram a comitiva do Governo do Estado visitaram os hospitais nos quais os sobreviventes estão internados. “A impressão geral é que tratam-se de hospitais de altíssima qualidade e que todo o atendimento prestado às vítimas do acidente, desde os primeiros socorros até o atendimento em UTI, foram de um elevado nível técnico”, disse.

Cidade comovida

Há um silêncio de luto pelas ruas da cidade. Onde há conversa, o assunto é a tragédia com a Chapecoense. O clima é de tristeza e apoio aos familiares. Em solidariedade, os símbolos da cidade, bem como o comércio e indústria, demonstram seus sentimentos, colocando faixas em preto e verde e cartazes de apoio. Na Catedral Santo Antônio, enormes faixas pretas foram colocadas desde as torres até a entrada da igreja. O mumento Desbravador, símbolo de Chapecó, também recebeu está de luto.

image?view=image&format=raw&type=img&id=21724

Foto: Paulo Munauar

No município, as aulas da rede estadual foram suspensas nesta terça, 29, e quarta-feira, 30. O mesmo procedimento ocorre nas escolas da rede municipal de ensino. As universidades também suspenderam as aulas por dois dias, e nesta quarta-feira o prefeito em exercício Elio Cela decretou ponto facultativo. A prefeitura decretou luto oficial de 30 dias e todos os eventos agendados foram suspensos.

Francine Ferreira – Jacqueline Iensen e Paulo Munauar
Foto de capa: Luis Benavides/AP


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 05

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo