Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, acompanhou superintendentes de órgãos da União em vistorias ao Centro Cultural e ao prédio do antigo INSS.
Revitalizar o Centro Cultural Jorge Zanatta é uma das metas do Governo de Criciúma. Nesta quinta-feira, 22, o prefeito Clésio Salvaro acompanhou os superintendentes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Santa Catarina, Gilmar Oliveira Gonçalves, e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Santa Catarina, Carlos José Bauer, em vistoria ao prédio localizado no Centro.
Sob responsabilidade da Prefeitura de Criciúma e do Governo Federal, a estrutura histórica será restaurada. As obras estão orçadas em aproximadamente R$ 1,4 milhão. “Resgatar o Centro Cultural é preservar o nosso patrimônio histórico. As obras são essenciais para manter viva a história de Criciúma. Este espaço já foi sede de muitas realizações, e nada mais justo que darmos uma sobrevida ao local”, comenta Salvaro.
O prefeito de Criciúma solicitou o termo de cessão de uso do imóvel do DNPM à Administração Municipal. “Com a doação do imóvel à Prefeitura, vamos economizar no aluguel e investir exclusivamente nas obras”, explica Salvaro. A reforma emergencial do Centro Cultural Jorge Zanatta foi determinada pelo Ministério Público (MP) e deferida pela Justiça Federal.
“A União tem R$ 502 mil para iniciar a tratativa e cumprir a ação judicial no Centro Cultural. Iniciamos o processo licitatório e nos deram o prazo de sete meses para concluir a obra emergencial, que abrange a recuperação do telhado e revisão de esquadrias e pisos, por exemplo”, conta o superintendente da SPU em Santa Catarina.
Salvaro também aproveitou a visita dos superintendentes para discutir a transferência do antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pertence à União, ao Governo de Criciúma, além da transferência das áreas da antiga linha férrea, nos bairros Santo André, Vila Progresso, Cidade Mineira e São Francisco, para a Administração Municipal.