Para conter as chamas, foram necessárias aproximadamente 30 mil litros de água e 12 bombeiros.
O Centro Cultural Jorge Zanatta foi atingido por um incêndio na manhã deste domingo, 10. A fatalidade iniciou por volta das 7h45min, chamando a atenção dos moradores locais, que acionaram o 4° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Criciúma. O incêndio destruiu o telhado do prédio, mas não comprometeu a estrutura física.
Conforme o capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Felipe Lemos, foi necessário aproximadamente 30 mil litros de água, 12 bombeiros e três viaturas para conter o incêndio. “Fomos chamados no início da manhã para apagar o incêndio. O fogo iniciou na parte central dos fundos da edificação e destruiu grande parte da estrutura do telhado. Agora, juntamente com o Instituto Geral de Perícias (IGP), estaremos investigando a causa do incêndio”, relata.
O Centro Cultural Jorge Zanatta é patrimônio histórico de Criciúma, e estava fechado até o início das obras de restauração do prédio. “O prazo para o início das obras é de 60 dias, conforme medida liminar concedida em ação civil pública pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Ministério Público Federal. Devido as obras de restauração, a Prefeitura de Criciúma já tinha recolhido grande parte dos materiais do local”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
“É lamentável o fato, mas não trouxe grandes prejuízos ao prédio, e em nada prejudicará o cronograma de obras da restauração da cobertura do local. Já conversamos com o engenheiro e o processo licitatório será cumprido normalmente. A abertura dos envelopes com as propostas se manterá para o dia 20 de setembro”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que esteve no local acompanhando a ação dos bombeiros, assim como, o vice-prefeito Ricardo Fabris e secretariado da Prefeitura de Criciúma.