Um casal do Sul de Santa Catarina está sendo investigado por suposta participação em um esquema de distribuição de moedas falsas na região. Nessa terça-feira, 24, a Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência de Forquilhinha. A diligência foi expedida pela Justiça Federal, resultando na localização de celulares, que ajudarão no prosseguimento da investigação.
De acordo com a PF, a investigação começou quando diversos boletins de ocorrência relataram a circulação de moeda falsa, em sua maioria de R$ 100, na região da cidade, sugerindo a atuação de um grupo criminoso na área. Durante a averiguação dos agentes federais, um casal foi identificado. Os dois estariam, supostamente, envolvidos na distribuição dessas cédulas falsas. Assim, o mandado de busca e apreensão foi expedido para maiores apurações. Durante a diligência, dois aparelhos celulares foram apreendidos para a obtenção de mais provas e desenvolvimento da investigação.
Em 21 de maio deste ano, a Polícia Federal realizou uma ação coordenada com os Correios, devido à operação em questão. Na ocasião, foram encontradas 155 cédulas falsas que foram enviadas ao casal investigado. O crime em questão, caso for comprovado no inquérito e confirmado judicialmente, é punido com reclusão de três a 12 anos e multa.