A 11ª edição da maior festa italiana do sul do estado promete mais de 70 mil visitantes durante os dias de festa.
Intitulada por lei Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, Nova Veneza a partir desta sexta-feira, 19, entra no clima da Festa da Gastronomia e segue até domingo, 21 com muita cultura italiana. Um dos pontos altos do evento é o Carnevale di Venezia, inspirado no carnaval italiano, que ocorre no sábado.
Para esta edição, serão 27 stands trazendo o melhor da gastronomia típica italiana e mais o engenho movido a tração animal, com antepastos e produtos coloniais. Toda programação é gratuita. Conforme a secretária de cultura, Ângela Ghislandi, desde o início do mês, com o Baile de Gala, toda a cidade respira os ares da festa. “Todos estão contribuindo com decoração festiva e cuidando dos detalhes para que mais uma vez nossa festa seja um sucesso” garantiu.
No último dia, o Desfile da Colônia conta a história da colonização através de encenações para o público. Todas as atrações, conforme o prefeito Evandro Gava, exaltam a italianidade dos moradores. “A programação foi pensada com foco na cultura dos colonizadores que é o nosso diferencial. Os shows culturais, a comida, as atividades esportivas, tudo faz parte da história de Nova Veneza”, afirmou.
A organização do trânsito deste ano foi pensada para trazer conforto e mobilidade. O novo acesso pavimentado do Picadão será o caminho pelo qual os visitantes chegarão ao pátio da festa. O casal Arlequim e Colombina, posicionados no caminho, indicam a direção. Mais informações podem ser adquiridas no site www.novaveneza.sc.gov.br e páginas facebook/festadagastronomia e facebook/ prefeituradenovaveneza.