A ajudante de produção, Deise Fernandes, ficou interessada sobre o novo formato de Reclassificação para que o marido possa concluir o Ensino Médio. “Não sabia que havia uma prova para determinar onde é possível recomeçar os estudos. Vou fazer de tudo para que ele retorne às aulas”, opinou. Assim como Deise, dezenas de pessoas tiraram dúvidas sobre a ascensão ao mercado de trabalho com a qualificação através de uma ação realizada em indústrias de Forquilhinha pelo Ceapi e Universidade Cruzeiro do Sul de Criciúma.
Durante o encontro, que se estende em empresas até quinta-feira de madrugada, dicas para cursos de graduação também são repassadas por pedagogas e consultora de carreiras. A colaboradora Raquel Machado já terminou o Ensino Médio e agora quer ingressar na faculdade. “Tenho um grande sonho de fazer Engenharia Civil. Pude perceber que o ensino a distância facilita o nosso dia a dia corrido para concluir o curso”, opina.
A programação prevê que esta capacitação possa se estender para outras empresas de Forquilhinha e região. “Nosso objetivo é trazer informações privilegiadas de que a tecnologia contribuiu para facilitar a vida corrida das pessoas. Com o estudo, a ascensão profissional acontece de forma mais facilitada”, afirma Lidia Pizoni, coordenadora do Ceapi e pedagoga.