Iniciativa visa ampliar imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Com objetivo de atingir a meta do grupo prioritário de crianças de 6 meses a menores de 5 anos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, H3N2 e B, a Secretaria de Saúde vai promover uma ação especial nesta segunda-feira, 28. Profissionais da saúde estarão na saída do Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Lapagesse, mantido pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). O atendimento ao público-alvo será das 17h às 19h.
Conforme a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Carvalho, o objetivo é ampliar a imunização das crianças e gestantes até o fim da campanha. “O nosso intuito é vacinar esse grupo que está muito abaixo da meta do município, que é de 90%. Estaremos com furgão na frente da creche e vamos imunizar os grupos prioritários. As próximas estratégias do setor serão discutidas na segunda-feira”, explica.
De acordo com a enfermeira coordenadora, os postos de saúde estarão fechados na quinta-feira (31), por causa do feriado, mas voltam a funcionar normalmente na sexta-feira (1), último dia da campanha. Ao todo são 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão do SUS e carteira de vacinação.
O município tem 58 mil moradores que estão no público-alvo da campanha. Os grupos prioritários são portadores de doenças crônicas, pessoas com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes ou mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, trabalhadores da saúde, professores, população indígena, adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
Público-alvo imunizado em Criciúma
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: 5.648 doses (48,93%);
- Trabalhadores da saúde: 4.477 (92%);
- Gestantes: 1.204 (56,53%);
- Puérperas (pós-parto até 45 dias): 277 (78,74%);
- Idosos: 16.546 (90,39%);
- Professores: 2.263 (78,74%).