Ação será para orientar os munícipes sobre a doação de esmolas.
Nessa semana, o prefeito Clésio Salvaro participou de uma reunião com o bispo diocesano Dom Jacinto Flach e demais padres da Diocese de Criciúma, na paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel.
Durante o encontro, a campanha ‘Esmola não é caridade’ foi apresentada às autoridades religiosas. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social do município, e tem o objetivo de conscientizar motoristas e população quanto a pedintes no município. A orientação é para que os moradores não deem esmolas.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Paulo César Bitencourt, quem deseja ajudar não deve dar esmolas, mas comunicar a Administração Municipal e deixar os profissionais trabalharem com políticas contínuas. “Acabando com as esmolas, os pedintes se obrigam a buscar os serviços oferecidos pela prefeitura”, ressalta Bitencourt.
O prefeito Clésio Salvaro pediu a ajuda da Igreja Católica para a divulgação da campanha. O objetivo é auxiliar corretamente a população em situação de rua. “O ato de dar esmola é apenas uma ação momentânea e que pode piorar esse quadro, alimentando os vícios dos pedintes. Essas pessoas precisam de soluções definitivas. E a melhor é encaminhá-las ao Centro Pop ou a Casa de Passagem São José”, explica o prefeito.
O telefone do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), é (48) 3443-5687.
Regularização de terrenos
Outro assunto abordado na reunião foi a regularização dos terrenos da Prefeitura de Criciúma que são utilizados pela Igreja Católica. As instituições religiosas poderão obter a escritura dos terrenos onde estão construídos seus templos. Entretanto, uma outra reunião será realizada no dia 22 de março, para efetuar a permuta das partes e finalizar o processo.
As igrejas que ainda serão regularizadas estão localizadas nos bairros Mina Brasil, São Defende, São Sebastião, Jardim Angélica, Mineira Velha, Tereza Cristina, HG Quarta Linha, Cristo Redentor e Operária Nova.