Proposta do vereador Charles Hunter (PSD) visa garantir mais segurança no embarque e desembarque de alunos da rede municipal de ensino.
Foi aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Vereadores, o Requerimento nº 005/2025, de autoria do vereador Charles Roos Hunter (PSD), que propõe a criação de uma comissão temporária com a finalidade de estudar a viabilidade de transformar em sentido único as ruas localizadas em frente aos centros de ensino do município de Forquilhinha.
A proposta prevê a participação de representantes do Poder Executivo, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAM), Secretaria de Educação, Poder Legislativo e Associações de Pais e Professores (APPs) da rede municipal. O objetivo é promover um debate técnico e colaborativo sobre a melhor forma de garantir mais segurança e fluidez no trânsito durante os horários de entrada e saída dos alunos.
De acordo com o vereador Charles Hunter, a sugestão surgiu a partir de recorrentes relatos de acidentes e situações de risco envolvendo pedestres, principalmente durante o embarque e desembarque de estudantes. “O alto fluxo de veículos, aliado à falta de organização viária em frente às escolas, acaba colocando em risco a vida de pais, crianças e profissionais da educação. A criação dessa comissão permitirá um estudo detalhado para que se encontre a melhor solução”, explicou.
O parlamentar também destacou que vias de sentido único, quando bem sinalizadas e planejadas, ajudam a organizar o tráfego, reduzem o número de acidentes e melhoram a mobilidade urbana. A comissão, uma vez formada, deverá avaliar caso a caso as condições de cada unidade de ensino e apresentar propostas técnicas adequadas à realidade de cada localidade.
Redação – Natasha Monteiro
