A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou, na sessão desta segunda-feira (10), por sete votos a um, o Projeto de Lei do Executivo nº 007/2025, que implementa uma reforma administrativa na Prefeitura. O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único voto contrário, rejeitando tanto a emenda corretiva quanto o próprio projeto de lei.
A principal mudança da reforma é a ampliação do número de secretarias, que passará de nove para 12, além da criação de novos departamentos. A reestruturação inclui a criação da Secretaria de Captação de Recursos, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Esporte, que se desvinculará da atual Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.
Um dos pontos destacados pela Prefeitura é que as secretarias da Fazenda e de Captação de Recursos serão ocupadas por servidores de carreira, garantindo continuidade e eficiência nos trabalhos. Além das novas pastas, a reforma prevê a criação de departamentos para a gestão do Aeroporto Diomício Freitas, cuja administração será transferida do Governo do Estado para o município, do Porto Seco, cuja construção está prevista para Forquilhinha, e dos parques e praças.
Votação e discussão
O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único a votar contra o projeto e a emenda corretiva referente aos cargos de Coordenador de Educação Especial e Coordenador dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, alegando falta de debate sobre o tema.
O presidente da Câmara, Célio Elias (PT), defendeu a proposta, argumentando que o crescimento do município justifica a criação dos novos cargos. “Aeroporto, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma escola em tempo integral. Isso demanda mais profissionais. Os novos cargos são reflexo do desenvolvimento de Forquilhinha, e em 2025 serão investidos R$ 150 milhões no município”, destacou.
Projetos apresentados
Durante a sessão, também foram lidos e apresentados os seguintes projetos:
Projeto de Lei Complementar nº 002/2025 – Altera dispositivos da Lei Complementar nº 46, de 08 de janeiro de 2024, e dá outras providências.
Projeto de Lei PE nº 008/2025 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar contrato de comodato com a Diocese de Criciúma.
Projeto de Lei PE nº 009/2025 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a Associação de Amigos do Centro Cultural Teuto-Brasileiro para realização da Heimatfest.
Projeto de Lei PE nº 003/2025 – Denomina rua Max José Berkenbrock a via pública que menciona e dá outras providências.
Projeto de Resolução nº 002/2025 – Cria o Troféu de Mérito Doutora Zilda Arns.
Indicações apresentadas
Os vereadores também apresentaram as seguintes indicações:
Indicação nº 016/2025 – Construção de lombofaixas e instalação de placas de sinalização na Avenida 25 de Julho – Vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB).
Indicação nº 023/2025 – Criação de uma praça de recreação e lazer nas proximidades das ruas Chico Xavier e Albino Mariot, no bairro Santa Ana – Vereador Claudio Eyng (PSDB).
Indicação nº 024/2025 – Reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Aquarela do Saber, no bairro Santa Cruz – Vereadora Grasiela Camilo Cravo (União Brasil).
Indicação nº 025/2025 – Instalação de guard rail no trecho com curva acentuada da Rodovia Municipal João Francelino Machado, na comunidade de São Pedro – Vereador Édio D’Amorim (PSD).
Redação – Natasha Monteiro
