Diomício Freitas tem as condições técnicas e operacionais para receber o serviço.
O presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Maciel Da Soler (MDB) recebeu no Legislativo nesta quinta-feira, 18, a visita do Coordenador do Saer em SC, delegado Djalma Alcântara, e do diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo, para tratar de uma possível vinda do Saer (Serviço Aeropolicial) da Polícia Civil para o Aeroporto Diomício Freitas.
Há dois meses, o presidente do Legislativo vem articulando com lideranças da região para tornar isso possível. “Na verdade, começamos esta mobilização depois de saber da necessidade da mudança do Saer e também pela importância do serviço para o sul do estado. Pra que a gente não perca o que já foi conquistado, precisamos buscar alternativas e com o apoio, inclusive, de todos os municípios.
O coordenador do Saer em SC disse que o Diomício Freitas contempla as condições técnicas e operacionais para a implantação do serviço. “O aeroporto tem muitas vantagens porque é um ambiente de operações aéreas, que conta com abastecimento e pistas”, garantiu Alcântara.
Para o representante da empresa, que atualmente administra o aeroporto de Forquilhinha, o objetivo é trazer para a cidade escolas de pilotos, de paraquedismo, uma oficina, além do Serviço Aeropolicial. “Nós temos uma unidade, que era do Corpo de Bombeiros e que hoje está desativada, que pode ser adequada para utilização da equipe, além de termos o espaço para a construção de um hangar. Tudo isso vai trazer uma economia para o estado com a desoneração do compromisso com o aluguel, por exemplo”, justificou André Constanzo.
Encaminhamentos
O presidente do Legislativo levou o assunto até o prefeito do município, Dimas Kammer (PP), que também está disposto a abraçar esta causa. O próximo passo agora é marcar uma audiência com o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, para apresentar a proposta de instalação do Saer no Diomício Freitas.