Algumas crianças podem ser bastante resistentes na hora de tomar banho e isso pode gerar muitos conflitos entre elas e seus pais. Para deixar esse momento mais tranquilo para os dois lados, convencer a criança que o banho é um hábito de higiene muito importante para a saúde pode ganhar aliados com algumas brincadeiras educativas.
Mas antes de mais nada, dar o exemplo é fundamental. Tomar banho com os filhos ajuda a demonstrar o quanto o banho é bom, como faz bem e o quanto é importante estar sempre limpo e cheiroso. Ao dar o exemplo, os pais influenciam as crianças mais do que com qualquer outro argumento.
Outro ponto que os pais precisam ficar atentos é perceber se há algum medo da criança ao tomar banho, que pode estar vinculado a água. Algumas delas podem ter escorregado da banheira ou tido algum trauma com a transição para o chuveiro, com jatos muito intensos.
Brincadeiras para a hora do banho
Para deixar o momento do banho mais divertido, separamos algumas brincadeiras que os pais podem fazer com os filhos e aos poucos ir fazendo eles entenderem que este é um momento agradável e importante para a higiene pessoal.
Brincadeiras com personagens favoritos
Se as crianças estão brincando e os pais as chamam para tomar banho, as chances delas fazerem birra é bem grande, afinal de contas estão se divertindo. Então por que não fazer do banho uma brincadeira?
Separe os brinquedos que elas mais gostam, e que podem ser molhados, para ajudar na distração enquanto elas são lavadas.
Espuma de shampoo e slime no chuveiro
Fazer espuma com o shampoo infantil ou o sabonete pode transformar o banho em uma festa! Além disso, a criança vai usar muito a imaginação se o produto acompanhar uma textura divertida de slime.
Para esta brincadeira escolha produtos específicos para crianças, como os da linha iaé da Aya Tech, que disponibiliza o shampoo, condicionador, creme para pentear e até sabonete em textura de slime. Além disso, a linha iaé conta também com o sabonete líquido disponível em diversas cores para misturar e criar novas brincadeiras.
A vantagem para os pais é que , pensando em economizar água, os sabonetes líquidos coloridos devem ser aplicados na pele seca, onde a criança colore a pele, se diverte e finaliza com o banho. É literalmente uma brincadeira no chuveiro.
Desenhos
Um banho com água mais quente deixa o vidro do box embaçado, fazendo com que ele vire um ótimo espaço para as crianças desenharem, escreverem letras ou números, ou desenharem as formas que quiserem.
Cantando no chuveiro
Alguns adultos têm o hábito de cantar no chuveiro e por que não incentivar isso nas crianças também? Além de ser relaxante, pode ser divertido!
Os pais podem escolher com os filhos as músicas preferidas e, enquanto eles se distraem cantando, os pais aproveitam para deixar eles limpinhos.
Além das brincadeiras
As brincadeiras ajudam bastante para deixar a hora do banho muito mais agradável, mas é importante haver disciplina.
Escolher a hora do banho é fundamental para se criar uma rotina e criar um hábito. Mas fique atento para não escolher um horário que coincida com a hora do programa preferido da criança.
Também é importante ter paciência. No começo, a criança pode fazer birra, chorar, sair correndo, ignorar quando você chamá-la para tomar banho. Evite perder a cabeça e antes de qualquer atitude, respire fundo e busque contornar a situação.
Outro ponto que é preciso muita atenção é nunca deixar a criança sozinha no banheiro, por questão de segurança. Este ambiente costuma ser escorregadio e molhado, e qualquer minuto de distração pode ser suficiente para ocorrer um acidente.
Banheiro seguro tem sempre tapetes anti-derrapantes e um adulto supervisionando e brincando com as crianças!