O número de usuários conectados à internet teve um aumento significativo ao longo dos últimos anos. Um dos motivos pelos quais isso aconteceu foi o maior número de smartphones por habitantes no Brasil, conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, publicada no início de 2022.
Segundo os dados da pesquisa da FGV, o Brasil tem oficialmente mais de um smartphone por habitante. Os resultados obtidos pelos pesquisadores apontam que existem aproximadamente 214 milhões de pessoas no Brasil, sendo que há 242 milhões de smartphones em circulação dentro do território nacional.
Após a revelação dos dados, diversos especialistas debateram sobre o motivo pelo qual há mais dispositivos móveis no Brasil do que pessoas. Alguns dos motivos têm total relação com as diferentes finalidades para as quais os brasileiros usam os seus smartphones ao longo do dia.
Smartphones ganharam destaque no dia a dia do usuário brasileiro
O uso dos smartphones entre os brasileiros têm diferentes finalidades. Seja para acessar redes sociais, fazer transações financeiras, ou para manter a comunicação entre familiares e colegas de trabalho, em 2021 os brasileiros usaram seus dispositivos móveis por aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
As elevadas horas de uso de dispositivos móveis no Brasil ajuda a entender o motivo pelos quais os smartphones ganharam maior presença entre os brasileiros. Afinal, nem todos os programas que funcionam em um sistema operacional podem ser usados em outros sistemas para smartphones.
Além disso, apesar de alguns aplicativos e sites não exigirem atualizações no sistema operacional, novos desenvolvimentos são realizados com o intuito de incluir recursos diferenciados para usuários de smartphones. Porém, a atualização nem sempre pode ser instalada em um dispositivo antigo.
Dessa forma, o usuário precisa de um novo aparelho móvel para instalar uma atualização em seu sistema operacional. Com isso, consegue acessar diversos recursos inovadores ao usar aplicativos financeiros, jogar jogos de cassino de Bitcoin, e acessar conteúdos online usando a maior tecnologia que foi disponibilizada para o sistema operacional do dispositivo móvel.
Tendência é que ainda mais smartphones sejam adquiridos por brasileiros
Mesmo com mais de um smartphone por habitante, acredita-se que a tendência é de que esse número continue crescendo ao longo dos próximos anos. Afinal, os lançamentos de novas versões de aplicativos com recursos diferenciados atrai novos usuários para as atualizações que estão disponíveis.
Essa busca por novidades e inovações, que geram ainda mais engajamento, será realizada para os dois principais sistemas operacionais do mercado: Android e iOS. Portanto, possivelmente, usuários desses dois sistemas operacionais serão os maiores beneficiados com essas mudanças, que estão previstas para os próximos anos.
Apesar do custo de um smartphone ter aumentado nos últimos anos, as empresas que comercializam dispositivos móveis apostam na possibilidade dos usuários parcelarem suas compras. Em alguns casos, as lojas oferecem até mesmo a possibilidade de o usuário dar o seu celular antigo como parte do pagamento pelo novo.
Independentemente de qual for a prática adotada, possivelmente, novos smartphones serão adquiridos por brasileiros, que gostam de estar por dentro das últimas tecnologias disponíveis para o setor de smartphones no Brasil.