Com o novo decreto Nº 1.172, do Governo do Estado, que instituiu o lockdown desde às 23h da última sexta-feira (26) até as 6h da segunda-feira (1º), uma ação conjunta em Forquilhinha ampliou a fiscalização. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil visitaram estabelecimentos comerciais para reforçar sobre a obrigatoriedade e uso correto da máscara, disponibilização de álcool gel e distanciamento social, entre outras medidas de enfrentamento à Covid-19.
“A ação tem o objetivo de frear a proliferação da Covid-19. Dessa forma, os órgãos responsáveis pela segurança pública, em conjunto com a Defesa Civil, clamam pela consciência da população, reforçando o apelo para que, durante o lockdown, saiam de casa somente o necessário”, explicou o secretário de Assistência Social de Forquilhinha, Diego Melo.
O comandante da 4ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar, que inclui Forquilhinha, tenente Lennon Fiorillo, destacou a importância da conscientização da população. “A pandemia da Covid-19 chegou a um estágio bastante grave, por isso, precisamos mais do que nunca da cooperação e da conscientização da comunidade. Ampliamos a fiscalização e, nos casos de descumprimento, estamos aplicando as medidas cabíveis: notificação, interdição e Termo Circunstanciado pelo crime do Art. 268, do Código Penal. Nas operações, contamos com policiais militares vindos de Florianópolis para apoiar nosso efetivo orgânico”, completou.
Conforme a Polícia Militar, durante as fiscalizações, 19 pessoas precisaram assinar Termos Ciscunstanciados por não estarem utilizando máscara em locais públicos. Além disso, um bar foi notificado na noite da última sexta-feira, 26, por permanecer aberto após a meia noite.