Jovem jornalista de renome nacional foi atração especial em evento virtual de lançamento da EcoCria.
Moderno, autêntico, descontraído, tecnológico e cheio de conteúdo. Assim foi o início da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc, um projeto novo, que leva as mesmas características da noite de seu lançamento realizado nesta terça-feira, 25. Nesta data, que entra para a história dos mais de 52 anos da Instituição, a Universidade recebeu em evento virtual a jornalista Mari Palma, uma das referências no cenário nacional, para ministrar palestra sobre “O futuro da comunicação: o perfil do novo profissional” e, partir disso, lançar oficialmente o projeto EcoCria e os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação Digital com a marca da maior Universidade Comunitária da região.
Mari Palma dividiu com os mais de 1.500 espectadores da transmissão algumas das histórias de sua trajetória de 12 anos de jornalismo, suas escolhas até aqui, erros e acertos que fizeram com que alcançasse lugar de destaque na comunicação em nível nacional, assim como sua avaliação sobre as características fundamentais para o profissional da área da comunicação. Entre as palavras de ordem deixadas pela profissional estiveram: autenticidade, adaptação e humildade.
O evento foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube e teve entre os convidados que compuseram a sala virtual de autoridades jornalistas, publicitários e comunicadores da região representando instituições e associações.
Realização da Unesc: EcoCria
A palestra da jornalista Mari Palma abriu de forma oficial a história da Universidade com os cursos voltados à área da comunicação. A partir de agora a região encontra na Unesc os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação Digital em formatos de ensino semipresencial, com a excelência que a Universidade comprova há 52 anos.
O ingresso no universo da comunicação social, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é mais um grande passo pela Universidade. “A Escola de Comunicação Criativa que lançamos hoje é resultado destes movimentos, pautados na pesquisa e no desenvolvimento, alinhados ao cenário. Ainda em 2019 lançamos o Núcleo de Hospitalidade com os cursos de Turismo e Gastronomia, que são um sucesso. Iniciamos 2020 e colocamos em oferta os nove cursos do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação, que faremos o lançamento oficial em breve. Lançamos também a Escola técnica com 21 cursos voltados a todos os segmentos da economia e prontos para auxiliar na qualificação das pessoas para o setor público, o setor produtivo e a indústria. Agora, lançamos a nossa EcoCria, com três cursos iniciais: Jornalismo, Publicidade e Comunicação Digital, ou seja, a Unesc não parou em nenhum momento desde que nos afastamos presencialmente”, relembrou.
A novidade chega em um momento que, conforme Luciane, congrega toda a expertise da Instituição cinquentenária com as mais recentes atualizações feitas no que diz respeito a práticas inovadoras e propostas pedagógicas.
“Esses processos vêm sendo desenvolvimentos há algum tempo, mas certamente foram agilizados em decorrência da pandemia. Deste modo, nossos novos cursos são construídos já considerando este novo cenário. Nesse caso em especial foi necessário associar as mudanças pedagógicas já desenhadas com as alterações necessárias ao cenário da comunicação, entendendo que esta assume um papel ainda mais importante nos dias atuais e vindouros”, acrescentou.
Comprometimento com a região
O responsável por apresentar os cursos e destacar alguns de seus diferenciais na transmissão desta terça-feira foi o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. Conforme o diretor, o investimento da Universidade para a oferta das novas opções de formação reforça ainda mais o comprometimento da Instituição com o desenvolvimento da região. “Toda a estrutura da EcoCria foi pensada como forma de atender demandas atuais e futuras. Pensamos na comunicação enquanto elemento de transformação e elemento essencial diante de todos os contextos que vivemos dentro da sociedade. Para isso iremos formar profissionais preparados, inovadores, completos e empreendedores”, destacou.
A mudança necessária ao novo profissional da área, para a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti, se faz necessária para uma comunicação diferente, mais digital, mais tecnológica e mais estratégica. “A comunicação sempre exerceu papel importante na sociedade, mas na atualidade, mais do que nunca, assume o papel de conferir segurança onde a volatilidade é tão presente. Nosso propósito em lançar esse conjunto de curso se pauta na necessidade de que os profissionais tenham visão mais ampla”, salientou Indianara.
A satisfação em receber um grande nome nacional para compartilhar experiências e visões sobre o mercado, conforme a pró-reitora, marca a celebração de mais uma importante conquista da Unesc, que terá muito a contribuir para o cenário regional também neste segmento. “Desejo que a partir de hoje possamos estabelecer juntos uma linda caminhada de formação de profissionais da comunicação e de produção de conhecimento e ciência nessa área, afinal esse é um dos diferenciais da nossa Universidade Comunitária”, completou.
Minutos preciosos de compartilhamento de conhecimento
Direto do conforto da sala da sua casa, em São Paulo, Mari Palma levou ao evento da Unesc a simplicidade, a humanidade e o profissionalismo que certamente foram alguns dos segredos que a levaram ao sucesso profissional mesmo ainda muito jovem.
A jornalista contou sobre suas ansiedades ao concluir a graduação, seus receios e suas certezas da época. Entre tantas experiências vividas de lá para cá, mudanças no cenário e adaptações necessárias, Mari destacou o que considera uma das principais características que ganharam espaço, a autenticidade. “É isso que eu acho que veio, de fato, para ficar. O que as pessoas mais querem agora é se identificar com quem está comunicando e isso acontece quando somos de verdade”, comentou.
Além da coragem de assumir sua própria personalidade, conforme Mari, o novo profissional precisa aprender desde cedo a ter humildade. “Confesso que nem sempre pensei assim, mas hoje vejo a importância de ter humildade em ouvir ideias novas, ouvir quem está no mercado há muito mais tempo e entender que a gente pode aprender com todo mundo. Isso faz parte da evolução”, acrescentou.
O consumo de bons conteúdos, a perseverança nos desejos, a escolha do melhor segmento que se adeque ao perfil de cada um e o constante poder de adaptação estiveram ainda entre as mensagens deixadas na fala da profissional, que ainda respondeu questionamentos deixados pelo público.
Oportunidade aberta
As opções ofertadas pela EcoCria e lançadas nesta noite integram a modalidade de Ensino Híbrido, ou seja, com encontros presenciais e aulas online. Entre os diferenciais dos cursos estará a certificação por competências a cada jornada, possibilitando a integração entre os saberes entre os cursos e a atualização do conhecimento para os profissionais que já atuam no mercado.
Ao longo das etapas das graduações o estudante da Unesc poderá vivenciar aulas práticas, em laboratórios específicos, estúdios e ambientes formativos e alinhar seus objetivos e sua rotina à formação EaD (Ensino a Distância).
As matrículas para os três cursos da Escola de Comunicação da Unesc estão abertas. Mais informações sobre cada uma das opções, assim como o tempo de estudo para cada uma e o investimento necessário, podem ser encontradas no site virtual.unesc.net ou pelos telefones da Universidade (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.