Festival reuniu seis grupos do sul catarinense no último sábado, no Centro de Eventos de Forquilhinha.
Em torno de 300 músicos de seis diferentes grupos do sul catarinense reuniram-se no último sábado em Forquilhinha, no 1º Festival de Bandas e Fanfarras, realizado pela Administração Municipal com objetivo de valorizar a cultura através da difusão da música instrumental. Por conta da chuva, o evento, que aconteceria no Parque Ecológico São Francisco de Assis, foi transferido para o Centro de Eventos da cidade, ao lado da Praça dos Imigrantes Alemães.
Conforme a coordenadora do Departamento de Cultura de Forquilhinha Isabela Niehues, a intenção foi, também, integrar grupos musicais e fortalecer a continuidade de cada um deles sem o caráter competitivo, uma vez que cada equipe recebeu seu troféu pela participação. “Estamos plantando a semente, uma vez que a cultura tem que ser fomentada. Muitas pessoas não valorizam porque não tem acesso, por isso nossa ideia é fortalecer essas ações para oportunizar justamente esse acesso”, reforça.
Participaram do evento as Bandas Marciais do Colégio Dehon, de Tubarão, e da SATC, de Criciúma; e as Bandas Municipais de Jaguaruna, Forquilhinha, Gravatal e Praia Grande. “Só ouvi das pessoas presentes elogios, ressaltando que tudo foi muito lindo. O relato das bandas participantes também foi bastante positivo, tanto que em diversas oportunidades parabenizaram o município pela iniciativa de promover esse festival. Muitas só aguardam uma oportunidade como essa para participar e mostrar seus respectivos trabalhos. Inclusive, no próximo sábado, dia 30, acontecerá um festival semelhante na SATC, em Criciúma, e nós com certeza vamos participar”, acrescenta Isabela.
Mais eventos durante a Heimatfest
A ideia é que esse Festival de Bandas e Fanfarras seja consolidado e realizado uma vez por ano, assim como o Festival de Danças Folclóricas “Heimattanz”, que será realizado no próximo dia 14 de outubro, a partir das 14h, no Centro de Eventos, durante os festejos da Heimatfest 2017. Na oportunidade, além dos representantes de Forquilhinha, já está confirmada a participação de grupos de dança alemã de diversas cidades e estados, como: Santa Maria de Jetibá (ES), Massaranduba (SC) e Saudades (SC).