FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Bancários em greve promoveram a primeira Milhãozada no Itaú

DSCN7843

Profissionais entram nesta sexta-feira, 23, no 18º dia de paralisação. Em Forquilhinha, permanecem fechadas as agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco.

Os bancários promoveram na tarde desta quinta-feira, 22, a “Milhãozada no Itaú” em Criciúma. No local, foram distribuídos milhos cozidos as pessoas que circularam  próximo a agência. A greve entrou nesta sexta-feira, 23, no 18º dia de paralisação, atingindo 12.603 agências e 35 centros administrativos em todo o país.

Em Criciúma e região, mais de 800 trabalhadores estão parados com 50 agências fechadas. “Nós estamos dividindo o nosso milhinho com a população enquanto o Itaú não quer dividir seu milhão com os seus trabalhadores. O protesto quer chamar a atenção da sociedade para a disparidade entre o alto lucros dos bancos e a proposta de arrocho salarial que os mesmos estão fazendo, mostrar que este lucro vem do trabalho dos bancários, da alta taxa de juros e das elevadíssimas tarifas que os bancos cobram de seus clientes”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Edegar Generoso.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Coopera
Net Lider
Contape
Credisol

Desde a última terça-feira, 20, o Comando Nacional dos Bancários está realizando mesas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo buscando avançar nas propostas. Nesta semana, os bancários rejeitaram a proposta de 8,75% feita Fenaban para reajustar salários, piso, PLR, vales e auxílios, e sem abono.

Este índice, pontua Edegar, representa perda de 1,03%. “O valor não repõe a inflação de 9,88% (INPC do período) e queremos aumento real”, critica o sindicalista. Os bancários reivindicam 16% de aumento (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego e fim da terceirização entre outros.  A data-base é 1º de outubro.

Quadro da paralisação

  • Criciúma: todos os bancos e as 29 agências estão fechados. Somente os PABs do Bradesco Giassi e Angelônia estão abertos;
  • Içara: todos os cinco bancos fechados;
  • Siderópolis: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fechados, e Bradesco aberto;
  • Cocal do Sul: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e HSBC fechados;
  • Urussanga: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fechados e Bradesco aberto;
  • Morro da Fumaça: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e HSBC fechados e Bradesco aberto;
  • Nova Veneza: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fechados;
  • Forquilhinha: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco fechados.
Francine Ferreira – Maristela Benedet

DSCN7826


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 02

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo