Evento aconteceu na manhã dessa quarta-feira, com a presença do Cônsul-Geral do Japão. Projeto vai beneficiar a Escola de Panificação e Confeitaria da Instituição.
A manhã dessa quarta-feira, 21, no Bairro da Juventude foi de aproximação e envolvimento entre duas culturas. A Instituição recebeu o cônsul-geral do Japão para a região sul do Brasil, Hajime Kimura, para a assinatura de convênio com o Consulado Japonês, envolvendo o Projeto “Pão Nosso de Cada Dia”. Na oportunidade, a entidade recebeu autoridades, comunidade japonesa da região e demais convidados. Antes do evento, Kimura aproveitou para visitar setores da Instituição, incluindo Educação Infantil, Ensino Profissionalizante, Refeitório e o recente inaugurado Centro Multiuso. Em seguida foi recepcionado pelo Coral Vozes de Esperança.
Em 2016, o Bairro da Juventude encaminhou ao Consulado, em Curitiba, o Projeto orçado em aproximadamente R$ 98 mil. O mesmo visa uma ampla adequação e qualificação dos equipamentos e utensílios utilizados na aprendizagem dos alunos da Escola de Panificação e Confeitaria, bem como atender a demanda regional pelo fornecimento de mão de obra qualificada na área. “Estou impressionado com o trabalho que o Bairro desenvolve e sinto que a cidade está reunida para ajudar a entidade. Que esta parceria não seja única gostaríamos de continuar este apoio em outras áreas, como por exemplo, a cultura. Fico muito feliz em verificar a disposição que todos que lidam com as causas sociais possuem”, revela Kimura.
Em 2016, o Bairro encaminhou ao Consulado o Projeto. “Tínhamos muita vontade em apoiar um projeto em Criciúma. Gostamos muito do material enviado pelo Bairro da Juventude e tudo que foi apresentado, e isso se confirmou depois da visita feita ano passado, por uma representante do Consulado à Instituição. Ele se encaixa perfeitamente na nossa proposta que é ajudar a população menos favorecida”, declara o cônsul.
O Projeto também vai ampliar a capacidade de atendimento em aproximadamente 50%, passando de 60 para 100 alunos atendidos no curso, estimulando assim a geração de emprego e renda. “Há 20 anos oferecemos, gratuitamente, aos jovens de 14 a 18 anos o curso de Padeiro e Confeiteiro. A formação e o trabalho são condições fundamentais e imprescindíveis para a construção de uma vida plena. E diante deste cenário é preciso incentivar o aprendizado. A Escola de Panificação e Confeitaria do Bairro da Juventude se diferencia não apenas pela inserção dos jovens no mercado de trabalho, mas também pelo amplo envolvimento de toda uma equipe que preza pela qualidade” conta o presidente do Conselho Deliberativo da Instituição, Franke Hobold.
De acordo com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o Bairro da Juventude não oferece apenas um diploma, uma profissão. “O Bairro está entre as parcerias mais importantes do governo. A entidade se preocupa com a transformação do jovem e forma verdadeiros cidadãos dando igualdade a todos”, afirma Salvaro.
Para agradecer a parceria, um Pacto de Amizade foi entregue aos novos parceiros. Ao som da Orquestra de Metais, os convidados puderam conhecer as instalações da Escola de Panificação e Confeitaria e saborear os salgados e doces produzidos pelos alunos do curso.