Todos nós vivemos analisando nossa conduta e comportamento para saber se estamos indo pelo caminho certo ou errado e até mesmo se a decisão tomada foi a mais fácil ou a melhor.
Dependendo de como você olha para a autocritica ela pode se tornar negativa e transformar o seu futuro em algo ruim, e essa voz dentro da sua cabeça que destaca as suas fraquezas e mina sua confiança não é uma voz que encoraja a fazer mais e melhor, é voz da condenação, ou seja, você comete um erro no inicio da semana e muitos dias depois você continua se martirizando por causa do mesmo fato.
A necessidade de parar de se criticar é enorme, mas as pessoas fracassam em seguir em frente e em casos extremos é possível que estejam presos a um evento ou a uma experiência que tenham vivido a muitos anos, talvez guiada pela crença equivocada da necessidade de ser perfeito ou até mesmo por acreditar que é ruim cometer erros.
A autocritica pode prejudicar as frágeis defesas da sua confiança e provavelmente arrasar com uma carreira, lembre-se que cada um de nós é complexo e ninguém precisa ser perfeito, enganos acontecem e mesmo assim é necessários continuar de onde parou.
A autocritica forma raízes na vida desde muito cedo, é possível pensar que os antecedentes, as experiências, as companhias e até mesmo o que é visto na TV podem fazer parte de uma autoavaliação cruel.
Hoje em dia é fácil encontrar profissionais dizendo: eu devi fazer isso, eu deveria estar naquele lugar, sempre faço isso errado e etc, mas às vezes a autocritica fala como uma terceira pessoa e de forma excessiva no ambiente de trabalho pode bloquear o seu crescimento.
Preste atenção, você precisa acreditar mais em você e focar no seu objetivo. É importante se autoavaliar? Sem duvida, mas a autocritica conduzida de forma errada pode distanciar você de uma linda trajetória de sucesso.