DA POLÍTICA
A velha discussão…
O debate mais aflorado na política forquilhinhense nos últimos dias diz respeito ao projeto de lei do Executivo, que “altera a quantidade de vagas dos cargos efetivos” da Prefeitura de Forquilhinha. Em resumo, aumenta o número de vagas de alguns cargos, como técnico em higiene dental, fiscal sanitário auxiliar, analista de recursos humanos, eletricista, técnico em contabilidade e técnico em informática. A Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Forquilhinha deu parecer pela rejeição parcial do projeto, mantendo apenas as vagas para técnico em higiene dental e fiscal sanitário auxiliar.
O argumento do Legislativo é que o aumento seria um gasto extra desnecessário aos cofres públicos de Forquilhinha, que ainda precisará chamar profissionais de outras áreas para cobrir vagas antes do fim do prazo de edital do concurso público. Já a Administração Municipal garante que a cidade vem se desenvolvendo consideravelmente e que os novos funcionários concursados serviriam para cobrir a demanda crescente no serviço público.
Fato é que esta discussão, que não é nova, sempre vai gerar atrito. Enquanto um lado defende, o outro critica, e vice-versa. O que não se deve esquecer, como sempre, em tanto bate-boca, é que quem não pode pagar a conta pelos desentendimentos é a população.
Segundo encontro
O debate a respeito da continuidade da pavimentação da Rodovia Jacob Westrup foi positivo na reunião desta semana. Uma comissão central para tratar do assunto foi formada e já na segunda-feira, 22, haverá um novo encontro, desta vez na Câmara de Vereadores a partir das 9h. O objetivo é angariar o apoio de deputados estaduais e federais do sul do Estado à campanha.
Nos bancos
Com objetivo de buscar o aumento da sensação de segurança nas agências bancárias de Forquilhinha, o vereador, Célio Elias (PT), protocolará na próxima sessão do Legislativo um Projeto de Lei que pede a instalação de biombos de proteção aos clientes entre os caixas eletrônicos dos bancos do município. Depois de ser lido, o PL deve tramitar nas Comissões de Finanças e Constituição e Justiça para posterior votação em plenário.
DA COMUNIDADE
Dia D I
Com mais de 50% do público alvo imunizado contra a gripe, acontece em Forquilhinha amanhã, assim como em todo o país, o Dia D da campanha nacional. Na oportunidade, as unidades de saúde com salas de vacinação estarão abertas das 8h às 17h para receber a população. Depois disso, as imunizações seguem até o dia 26 de abril. É necessário portar a carteira de vacinação na hora de receber a dose.
Dia D II
Já quem quer se imunizar contra a gripe mas não está inserido em nenhum grupo do SUS pode receber a dose por R$ 60 através de uma ação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Forquilhinha. Na próxima terça-feira, 16, uma clínica atenderá na sede da CDL, entre 10h e 15h, imunizando interessados. Para fazer a vacina a pessoa pode ligar e reservar uma dose pelo número (48) 3463-1264 ou comparecer na sede da CDL na data e horário da ação.
Mais
Falando em CDL de Forquilhinha, o fim de semana do Dia das Mães terá mais uma edição do Sábado Mais. Com isso, as lojas associadas ficam abertas até às 16h para atender àqueles que não conseguiram comprar o presente antecipadamente. Neste mês, as mães concorrem a duas diárias em Gramado (RS) com acompanhante, além de R$ 1mil para gastar na viagem.
Começou bem
Primeira reunião para criação do Observatório Social de Forquilhinha terminou com avaliação positiva nesta semana. De um grupo de 30 pessoas que compareceram ao encontro, nove voluntários já disponibilizaram-se a fazer parte do grupo de trabalho que dará início a implantação da instituição no município.
Decisivo
A próxima semana promete ser decisiva para o projeto de instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos de Forquilhinha. Nos próximos dias, um dos principais apoiadores da causa definirá últimos detalhes antes que a ideia comece a ser realmente colocada em prática. Capitaneada pela Associação Empresarial (ACIF), a ação conta com apoio da Administração Municipal, Coopera, Polícias Civil e Militar, e empresários do município.
Mais FGTS
Agência da Caixa Econômica Federal em Forquilhinha abrirá em horário diferenciado a partir de hoje, para atender os nascidos em junho, julho e agosto que precisam sacar o dinheiro de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O local estará aberto 2 horas mais cedo hoje, segunda, 15, e terça-feira, 16. Já amanhã, o atendimento acontece das 9h às 15h.
Orgânico
A produção de hortaliças orgânicas em Forquilhinha começou a ser intensificada. Nesta semana, reuniram-se representantes da Epagri, Secretarias de Agricultura e Educação e agricultores que desejam cultivar sem agrotóxicos, para tratar da destinação desses produtos para a merenda escolar no município. Agora, o grupo começará a ser organizado, para que se crie uma associação que visa fortalecer o trabalho de interessados neste tipo de produção.
Cultural
Com objetivo de arrecadar fundos para custear despesas internas, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh realiza no próximo dia 20 de maio um Café Colonial a partir das 15h no Restaurante Garten Haus. Comida boa garantida em mais de 40 pratos diferenciados. Interessados podem adquirir ingressos com os membros do grupo.
Anfitriã
Amanhã Forquilhinha sediará a final das competições da categoria Infanto-Juvenil feminino da Liga Voleibol de Santa Catarina. Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Professor Adolfo Back, com participação, além do time da cidade, das equipes de Braço do Norte, São José e Criciúma.