Na última quinta-feira, dia 29, a Câmara de Vereadores de Forquilhinha sediou uma importante Audiência Pública que tratou sobre as medidas necessárias para o desassoreamento do Rio Sangão. O evento foi organizado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo e contou com a participação de lideranças dos municípios de Forquilhinha, Criciúma e Maracajá, além da presença ativa da comunidade local.
A urgência de uma solução coletiva para o problema do Rio Sangão foi destacada durante a audiência, uma vez que há anos a região aguarda por ações que evitem novos danos e prejuízos causados pela força das águas. Nesse sentido, Forquilhinha obteve a licença necessária para iniciar o processo de desassoreamento, porém é fundamental a colaboração dos demais municípios envolvidos. Representantes da Defesa Civil de Criciúma, da UNESC e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram presentes, respondendo às dúvidas da comunidade sobre a execução das obras nos outros municípios.
Além da discussão sobre o desassoreamento, também foram abordados na audiência os planos de implementação de programas de educação ambiental nas escolas e a recuperação das áreas mais críticas afetadas pelo rio. O vereador Idelci Francisco Rampinelli, do Partido Liberal (PL), destacou que, caso os responsáveis não assumam suas responsabilidades, o grupo formado na audiência irá tomar medidas coletivas para garantir a solução do problema. Conforme Rampinelli, nenhum prefeito, dos três municípios envolvidos no projeto, compareceu ao ato. A Audiência Pública, que teve participação de mais de 100 pessoas, revelou-se um importante espaço de diálogo e ação conjunta em prol da preservação ambiental e da segurança das comunidades afetadas pelo Rio Sangão.
Encontro no sábado
O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, utilizou suas redes sociais para chamar algumas comunidades para uma conversa sobre o tema no próximo sábado, 1. Em um video postado, ele afirma que não reconhecia a Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores.
Nota de Repúdio
Após a publicação, uma nota repúdio foi publicada e compartilhada nas redes sociais: