Marlon Hilario – Fisioterapia Resolutiva
Infelizmente, muitas pessoas acabam ficando preocupadas desnecessariamente pelo que observam em laudos ou pelo que é dito pelos profissionais da saúde com base nesses exames.
Comentários do tipo ” você tem a coluna de uma pessoa de 80 anos”, ou então, ” sua coluna é frágil”, são bem comuns e nao agregam em nada, podendo ate criar um medo excessivo no paciente, o que dificulta sua recuperação.
Sabemos que alguns resultados de exame de imagem, tais como, degeneração óssea, redução dos espaços intervertebrais, bicos de papagaio, abaulamentos e protusões discais são completamente normais na maioria da população e NÃO representam perigo, e apenas na minoria dos casos tem relação com suas dores de coluna.
Hoje em dia as diretrizes médicas já orientam seus profissionais a prescrever exames de imagem ( ressonância magnética, raio x etc..) apenas quando há uma suspeita de algo grave, e nunca de forma precipitada.
Então se você abriu seu exame e notou que tem varios nomes estranhos no resultado, fique tranquilo! A maioria deles são apenas alterações naturais do organismo.
Um exemplo que eu sempre falo a meus pacientes é que: assim como a pele envelhece e aparecem as rugas, a nossa coluna com o passar dos anos também apresenta algumas alterações, mas isso é completamente normal e geralmente não trás maiores problemas!