Integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor) receberam nesta semana um kit de uniformes de trabalho. Cada um recebeu duas calças, três camisetas e um moletom. A entrega das peças auxilia na identificação dos trabalhadores e proporciona mais conforto para o trabalho. Foram 15 kits comprados com recursos do convênio entre a Administração de Forquilhinha e Acafor.
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor) foi fundada em maio de 2012. Atualmente, são processadas aproximadamente 30 toneladas de materiais recicláveis mensalmente. O trabalho gera emprega e renda para 15 associados. De acordo com os associados, a falta de conscientização da população no que diz respeito à separação do lixo ainda é o maior problema enfrentado por eles.
Embora tenha coleta seletiva em todo o Município, materiais como lixo orgânico ainda chegam ao centro de triagem. A Acafor funciona junto ao Centro de Triagem no bairro Ouro Negro, onde os materiais recicláveis coletados pelo programa da Coleta Seletiva são separados, prensados e comercializados. Após a comercialização a renda é dividida de forma proporcional aos dias trabalhados de cada associado.
Forquilhinha possui coleta seletiva em todos os bairros e interior.