Dois projetos da Secretaria de Assistência Social de Forquilhinha ficaram entre os três selecionados para o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão no XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social – CONGEMAS, que acontece em Fortaleza, até esta quinta-feira, 30 de abril.
O evento reúne 2,8 mil participantes. Forquilhinha teve dois projetos entre os três finalistas, em duas categorias em nível nacional para municípios de pequeno porte II: proteção social básica e gestão, com os projetos Chronos e Gestão Compartilhada Eficiente.
A secretária de Assistência Social Lilian Arns viajou a Fortaleza para acompanhar a premiação. Esta é a terceira vez que Forquilhinha é classificada, sendo que este ano foi escolhido em duas categorias já ficando entre as três primeiras colocadas. Apenas o projeto vencedor recebe premiação, os demais recebem certificado e o reconhecimento pela boa prática oferecida aos mais vulneráveis.
De Santa Catarina, apenas o município de Palhoça também representa o Estado. “Estas premiações de nível nacional são o reconhecimento de um esforço coletivo em fazer sempre mais e melhor para atender nosso usuário da política da Assistência Social. É um premio de toda a equipe e também da Administração Municipal que dá condições para que um bom trabalho seja desenvolvido, sempre em favor de quem mais necessita”, ressalta Lilian.
Projeto Chronos
Idosos que integram o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Forquilhinha participaram do projeto, posando para fotos que estamparam um calendário de pontos turísticos do município, feito com auxílio de apoiadores.
O serviço de convivência desenvolve atividades que contribuem com o processo de envelhecimento saudável, com autonomia e sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
A ideia foi apresentar os pontos turísticos e históricos do município de Forquilhinha, da história da colonização, além de trabalhar sobre o tempo, enquanto espaço histórico, cultural e simbólico, e confeccionar um calendário a ser distribuído aos familiares e amigos dos idosos. Antes de fazer as fotos, foi trabalhada a autoestima em uma produção de beleza para a sessão fotográfica.
Gestão compartilhada
A adequação da legislação municipal a legislação federal, elaboração do plano de aplicação, divisão de responsabilidades e partilha de informações fazem parte da metodologia do projeto de gestão premiado. A gestão partilhada traz como resultados a otimização da politica e dos esforços coletivos na busca do objetivo comum, a melhor aplicação dos recursos em favor do usuário em situação de vulnerabilidade social.