O mundo todo foi impactado e modificado desde que o início da pandemia de Covid-19 foi anunciado.
Saúde, educação e economia foram as áreas mais afetadas, sem sombra de dúvidas.
As prioridades e necessidades mudaram. O trânsito nas cidades, as formas de conviver e se relacionar, também.
A necessidade de isolamento social e as restrições impostas a fim de proteger a população de uma curva de contágio ainda mais ascendente fez com que o comércio fosse a área econômica mais atingida e não foram poucos os negócios que precisaram fechar suas portas ou operar com restrição de horário ou público.
Mas, como manter um negócio vivo, com salários de funcionários, despesas de aluguel e manutenção, sem poder abrir as portas e atender o público?
A lógica do comércio sempre foi colocar o máximo de pessoas dentro da loja e realizar o máximo de atendimentos diariamente. De repente, tudo mudou.
O que fazer?
A resposta já estava na ponta da língua de grande parte dos empreendedores, ainda que alguns relutam em fazer a migração ou expansão para o digital até pouco tempo atrás.
Se o horário do comércio de rua foi restrito, o tempo que as pessoas passam on-line só cresceu.
Quem quis continuar vendendo, teve que se render às operações digitais.
Abaixo, um pouco do que o mercado online oferece e tem oferecido de soluções para empresários e consumidores que sabem que a economia precisa continuar girando para que os efeitos dessa crise sejam um pouco menos avassaladores do que estão apontando as possibilidades.
Marketing Digital
A salvação de muitos negócios que não tinham nenhuma presença no mercado online tem sido o apoio quase ilimitado que tem sido oferecido pelas empresas de marketing digital que já estavam no mercado antes de todo esse período trágico iniciar.
Com experiência em gestão de mídias sociais e tráfego pago, uma boa agencia de marketing digital pode oferecer o suporte que um negócio, até ontem inexistente na esfera virtual, possa vender tanto quanto vendia presencialmente, ou até mais.
Além de todo o suporte que foi e tem sido essencial para que as empresas se digitalizaram às pressas, as agências digitais também aqueceram o mercado de trabalho, oferecendo vagas, principalmente para pessoas mais jovens, que estão mais inseridas no perfil de tecnologia que essas agências procuram.
Web designers, programadores, técnicos e analistas em gerenciamento de mídias, tráfego pago, especialistas em SEO, redatores e criadores de conteúdo em imagem e vídeo, assistentes virtuais e diversos outros profissionais freelancers tiveram a oportunidade de conseguir um aumento nos Jobs e auxiliar a família a manter a estabilidade da casa.
Assessoria de imprensa para pessoas que buscam aumentar sua visibilidade e relevância nos mecanismos de busca como Google e também aumentar seu engajamento nas redes sociais. Ajudando a conquistar o tão sonhado selo de verificação azul Instagram e Facebook
E-commerce e Vendas Online
As vendas online cresceram como não se podia esperar em 1 ano.
Todos os segmentos de e-commerce foram positivamente impactados, visto que uma grande parte da demanda que era acolhida pelo comércio local foi lançada para as plataformas digitais.
Os setores que mais se desenvolveram foram o de produtos de drogaria e supermercados, mas não foi por aí que o crescimento parou.
O Home Office também foi aplicado para ampliar as medidas de segurança entre os funcionários de e-commerce e garantir ainda mais segurança para os clientes (interessante salientar que segundo a Fundação Getúlio Vargas, o home office deve crescer 30% mesmo após a pandemia do Covid).
Além das vendas dos mais diversos nichos e tipos de produtos, foi possível notar que também aumentou o número de pessoas em busca de vantagens na compra de produtos online.
A busca e o uso de algum desconto nos pedidos ou a escolha por compras online com retirada na loja com algum benefício também teve um aumento considerável em relação a períodos pré-pandemia.
O e-commerce e as operações digitais tiveram e continuam tendo um papel essencial nesse “novo normal”.
Além de permitir que as pessoas atendam suas necessidades e desejos sem precisarem se expor ao risco de contágio, ainda auxiliaram na preservação de empregos de uma grande parte dos funcionários do comércio, que passaram a atender os clientes por canais digitais como o WhatsApp e realizar vendas através de plataformas online.
Sites, Portais e Blogs Informativos
A informação nunca foi tão importante como está sendo agora.
Por mais que os portais estejam todo dia publicando dados sobre a Covid ou sobre as notícias do que acontece no país, as pessoas necessitam e buscam por muito mais que isso.
Durante essa pandemia, notamos o quanto a informação é necessária e como os criadores de conteúdo são úteis para desenvolver e promover a comunicação e a integração social em tempos onde as coisas estão mais difíceis.
Portais, sites, blogs e canais de vídeo foram essenciais para ajudar as pessoas a se organizarem durante esses últimos meses com dicas sobre economia, organização, alimentação, saúde e até na solução de conflitos jurídicos.
Certamente, sem eles, seria muito mais difícil encontrar suporte para vivenciar e administrar tantas áreas da vida em modificação.
Alimentação por Delivery
Um dos setores que mais rapidamente se integrou às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado foi o de alimentação.
Através de plataformas como Ifood, James Delivery, UberEats, 99 Foods entre outras, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias e padarias conseguiram, em boa parte, manter sua receita.
Infelizmente, essa realidade não foi tão positiva para negócios que eram fortemente dependentes de ruas movimentadas e comerciais, que dependiam de fluxo intenso em certos horários para poder manter suas portas abertas.
Conclusão
O mundo digital e o mundo “real” tornam-se, cada dia mais, uma coisa só.
O smartphone coloca na palma das mãos das pessoas o acesso a lugares, serviços, produtos e pessoas que antes estavam há metros ou quilômetros de distância.
A Prestadora de Serviços Web e PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação vai te ajudar a ter resultados na internet, temos um setor exclusivo para criação de conteúdo para divulgação em sites de extrema relevância tais como G1, Terra, InfoMoney, UOL, R7, IG entre outros.
As facilidades proporcionadas pela digitalização da economia e da sociedade elevaram a produtividade e as possibilidades de todo o mundo e se antes elas poderiam ser vistas como uma espécie de ameaça, durante essa pandemia ajudaram a salvaguardar empregos, manter o comércio funcionando, ainda que de forma diferente, e permitir que novas perspectivas continuam surgindo apesar de todos os pesares que se levantaram nos últimos meses.
Conheça o trabalho: PW-Assessoria de Imprensa e Comunicação