DA COMUNIDADE
A Apae ainda é ótima!
Depois de uma semana de intensos comentários a respeito do esquema de desvios de recursos da Apae de Forquilhinha, um ponto ainda precisa ser reforçado – porque muita gente está misturando assuntos. O caso investigado aconteceu entre 2007 e 2012. Depois disso, uma diretoria totalmente nova tomou a frente da instituição e, desde lá, vem fazendo um trabalho excepcional na administração do local.
Dívidas foram pagas; certidões negativas pendentes foram conquistadas; um ônibus próprio foi adquirido para transporte dos estudantes; as obras de ampliação seguem a todo vapor; e inúmeros projetos em prol dos alunos especiais seguem aguardando recursos para serem colocados em prática. Não se pode julgar toda uma instituição por um caso – lamentável – mas isolado. A Apae ainda é boa! É ótima! E cabe a cada forquilhinhense contribuir para que permaneça desta maneira.
É hora de ajudar
Atualmente, são atendidos na Apae de Forquilhinha 84 alunos, e o custo mensal da instituição gira em torno de R$ 50 mil. Como forma de contribuir com a arrecadação, contribuições de qualquer valor e por qualquer pessoa ou empresa podem ser feitas via fatura de energia elétrica da Coopera. Além disso, já foram definidas as datas dos tradicionais eventos anuais da instituição: o pedágio acontecerá no dia 10 de junho e o jantar em 26 e agosto.
Problemas no residencial
Moradores do Residencial Forquilhinha, na Vila Franca, registraram diversos problemas estruturais no complexo habitacional, como placas de aquecimento que não funcionam, vazamentos e calçadas danificadas. Por conta disso, foi realizada nesta semana, na Câmara de Vereadores, uma reunião com as partes envolvidas na construção. Dentre as definições, um ofício com a listagem dos problemas será encaminhado à Caixa Econômica Federal até o início da próxima semana. Depois, uma nova assembleia acontecerá no dia 25 de abril, a partir das 19h30min no próprio condomínio, para levar aos moradores a forma como os problemas serão solucionados.
Vem, FGTS!
A Caixa Econômica Federal antecipou os horários de liberação dos recursos de FGTS em contas inativas para quem nasceu em março, abril e maio. Em Forquilhinha não seria diferente e, por isso, a agência da cidade atenderá em horário diferenciado. Amanhã, o local estará aberto das 9h às 15h; e de segunda a quarta-feira da próxima semana, abre duas horas mais cedo, a partir das 8h. Em ambos os casos, o horário diferenciado servirá para atendimentos exclusivos a quem irá sacar ou se informar sobre os recursos de contas inativas do FGTS.
Operação PM
Nesta semana, em uma operação de trânsito, a Polícia Militar de Forquilhinha deteve dois homens com mandados de prisão em aberto. Posteriormente, o comandante da 4ª Companhia – Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso – capitão Giovani Constanza, divulgou em números, os resultados totais destas operações – trânsito e varredura – na região. Nos três primeiros meses de 2017 já foram realizadas 680 abordagens à pessoas; 587 abordagens veiculares; 37 recolhimentos de veículos; 15 vistorias em estabelecimentos comerciais; apreensão de 32 gramas de maconha, que renderam quatro termos circunstanciados; além das duas prisões. Prova de que, ainda que a criminalidade esteja aumentando, nossos policiais seguem trabalhando firme na busca da segurança das comunidades.
Olha o prazo!
Termina na próxima segunda-feira, 10 de abril, o prazo para que os forquilhinhenses paguem a cota única ou primeira parcela do IPTU. Quem optar por cota única e estiver em dia com a Administração Municipal tem desconto de até 25% sobre o valor do imposto. Já para quem parcelar, os vencimentos vão até o mês de julho, sem descontos. Quem ainda não tem o carnê pode retirá-lo no www.forquilhinha.sc.gov.br ou no setor de tributação da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Semana Santa
Por conta de um programa de fortalecimento da piscicultura existente desde 2012 e com a chegada da Páscoa, Forquilhinha terá na próxima quinta-feira, 13 de abril, venda de peixes. No dia, a partir das 7h, interessados podem ir à propriedade do produtor, Lourival Alexandre, na comunidade de Sanga do Café, onde encontrarão carpas e tilápias sendo comercializadas a R$ 6 o quilo.