Manutenções são necessárias periodicamente, para garantir que o espaço permaneça com a qualidade entregue pela incorporadora.
Para a maioria das pessoas que deseja comprar um terreno em um loteamento, a primeira ideia que vem à mente é um espaço perfeito e aconchegante, que proporcione segurança, tranquilidade e qualidade de vida. Afinal de contas, garantir o bem-estar da família e realizar o sonho da casa própria é objetivo de inúmeros proprietários. No entanto, muito mais que apenas adquirir o imóvel, os futuros moradores precisam cuidar do seu patrimônio, mesmo antes de construir a residência.
Neste cenário, por mais que demore certo tempo até o início da construção, manter o terreno limpo e regularizado torna-se uma obrigação do novo proprietário, periódica e necessária. No caso da JS Empreendimentos, conforme afirma a gerente de Vendas da incorporadora, Cristina Biz, a empresa possui uma equipe focada em fiscalizar os loteamentos e condomínios.
Se os lotes já comercializados apresentarem irregularidades de manutenção, os donos são notificados. Já em relação aos que ainda estão disponíveis para venda, a empresa se responsabiliza por manter tudo em ordem. “Além disso, caso o futuro morador note algo fora do normal em outros lotes, pode entrar em contato conosco para tomarmos as devidas providências e mantermos o local preservado”, explica Cristina.
Zelar pelo patrimônio e ter a responsabilidade de, rotineiramente, verificar se há depósito indevido de resíduos no local, bem como o crescimento de mato, é algo pautado em regimentos municipais. Como no caso de Criciúma – uma das cidades de atuação da JS Empreendimentos – em que a obrigação está prevista no Art. 1º da Lei nº 6680: “Os proprietários ou possuidores, a qualquer título, de terrenos baldios, ou não, são obrigados a mantê-los limpos, roçados e drenados, nos termos desta lei”.
Qual frequência para limpar o terreno?
A partir do momento da assinatura do contrato, tudo o que diz respeito à manutenção do lote é de responsabilidade do comprador. Nesse sentido, na visão de Cristina, o ideal é que os futuros moradores visitem o local mensalmente, pois, ao manterem o ambiente limpo, contribuem para o bom desenvolvimento da vizinhança.
E com o intuito de tirar todas as dúvidas e auxiliar nesse processo, a JS Empreendimentos disponibiliza um documento com todas as orientações necessárias. “Quando vendemos alguma propriedade, gostamos de tirar essas dúvidas, uma vez que nem sempre as pessoas irão erguer as estruturas da residência em seguida. Contamos com o apoio de todos para proporcionarmos uma boa experiência àqueles que escolheram construir a casa dos sonhos em nossos empreendimentos”, garante a gerente de Vendas da incorporadora.