Na véspera do dia do patrono dos animais, pároco abençoou cães, gatos, pássaros e até dois gambás.
O tempo fechado do último sábado, 3, não afastou dezenas de forquilhinhenses e moradores de cidades vizinhas, como Nova Veneza e Criciúma, que trouxeram seus animais para a bênção de São Francisco de Assis, promovida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha. Cães, gatos, pássaros, ovelhas e até dois gambás receberam a bênção na véspera do dia do Santo, que é patrono dos animais e da natureza.
Os dois pequenos gambás recém nascidos nas mãos da bióloga Chaoline Sessi Kamer foi a cena que chamou a atenção de todos. A forquilhinhense conta que eles foram resgatados há alguns dias em um local ermo, próximo a casa dela. Os animais estavam ainda na bolsa materna, junto à mãe morta. “Preciso alimentá-los com leite de cabra, de hora em hora. Trouxe-os para receber a bênção porque são muito frágeis e quero protegê-los de alguma forma”, relata a moça que, além dos gambás, trouxe um dos seus gatos de estimação, também resgatados da rua.
Quem ficou sabendo da bênção e veio de Criciúma para trazer o seu cão da raça Spitz Alemão, foi Maria de Lurdes Bristot. Com apenas cinco meses, o melhor amigo da criciumense chama-se Bart e é bastante agitado. “Creio que de alguma forma a bênção vai ajudá-lo a ser mais calmo. Assim como os seres humanos, os animais também precisam de proteção divina”, afirma a moça.
Antes de abençoar Bart, os pequenos gambás e os demais “melhores amigos” presentes, o pároco e organizador do evento, frei Jacir Zolet, leu uma passagem bíblica que fala sobre a natureza e propôs uma reflexão sobre a ação do homem no planeta. “Queremos através desta bênção louvar a Deus pela criação. Ela também é uma manifestação pública de que amamos os animais, e quem trata bem os animais, trata bem o ser humano”, refletiu o religioso nesta terceira edição do ato, que deve se repetir no ano de 2016.