Os prefeitos da Associação dos municípios da Região Carbonífera (AMREC) decidiram credenciar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC) junto ao Instituto Butantan para adquirir a vacina Coronavac.
“Se tomar a vacinação da gripe como exemplo, o Governo Federal disponibiliza doses da vacina para 30% da população de cada município. Mas acho que é pouco, é necessário vacinar mais, chegando a no mínimo 50%, e por isso a necessidade que o Consórcio (CISAMREC) esteja preparado para fazer a compra”, afirmou o presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul Ademir Magagnin.
Para o prefeito, caso o Governo Federal mande mais doses, melhor. A intenção é organizar os municípios para que assim que a vacina esteja disponível, os municípios do Sul de Santa Catarina possam receber as doses.
“A prioridade do Instituto é atender o Governo Federal, mas caso o Governo não compre toda a produção, a ideia é vender aos estados”, informou o presidente da AMREC, lembrando que os municípios têm recursos Federais de combate a pandemia, que podem ser utilizados para compra da vacina.
Organização para sair na frente
O diretor do CISAMREC, Roque Salvan, já solicitou a Comissão Inter Gestores Regionais (CIR-Carbonífera) o levantamento estatístico para preparação da compra das doses da vacina. A secretária de Saúde de Nova Veneza e coordenadora da CIR-Carbonífera, Maristela Regina Vitali Cunico, manifestou preocupação com a logística da vacinação, solicitando uma reunião com os técnicos para treinamento dos cuidados de receber, armazenar e distribuir, com salas de vacinação e a equipe que vai trabalhar.