As peças fazem parte do projeto “Um sorriso por detrás de cada máscara” em parceria com o teatro do grupo Cirquinho do Revirado.
Este momento da pandemia que estamos vivenciando privou as crianças de muitas ações, como ficar em casa sem encontrar os amigos da escola e até mesmo sem a ida à praça para se divertir, além de participar de atividades culturais. Com o intuito de comemorar o Dia do Estudante, celebrado neste 11 de agosto, o Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Educação realizou a primeira ação do projeto “Um sorriso por detrás de cada máscara”, em parceria com o grupo de teatro Cirquinho do Revirado, com o objetivo de levar atrações artísticas culturais para a rede municipal de ensino.
Ao todo, serão 23 apresentações que iniciaram nessa terça-feira, 10, e se estendem até o dia 19 deste mês, em todos os Centro Educacionais Infantis.
“Hoje, mais do que nunca, é preciso reafirmar a importância do teatro e das artes, para que eles não sejam esquecidos pelas políticas culturais e pela população. Com esse projeto, ajudaremos a diminuir a sobrecarga de educadores e pais perante as adversidades que estão enfrentando. De repente, os pequenos foram arrancados de sua rotina e trancafiados em casa sob a ameaça de um inimigo invisível. Não tem jeito. Independentemente da idade, o confinamento vai impactar de alguma forma a vida de todas as crianças”, afirma Guilherme Polanczyk, professor de psiquiatria da USP.
O ator e produtor Reveraldo Joaquim destaca a importância do teatro se reinventar. “Em tempos de pandemia, sobreviver significa, também, cultivar e reinventar a existência e a vida através da cultura. Arte é questão de saúde pública. Nós do Cirquinho do Revirado fazemos parte deste setor, lutando para que continuemos a existir enquanto grupo teatral, mesmo com toda a dificuldade que essa pandemia trouxe”, completa.
O secretário de Educação, Félix Hobold, destaca que o teatro é vida e tem um significado ainda maior nesse momento que vivemos. “A cultura é vida e nesse momento da pandemia tem um significado imensurável, principalmente para as crianças que foram muito atingidas. O teatro cria sensibilidade para que a criança aprenda mais, enxergue mais, tenha uma leitura crítica da vida, preparando para o saber. As peças teatrais são lúdicas, provocam muitos risos, mas ao mesmo tempo levam a informação, em termos de conhecimento. Também estão muito próximas da emoção, muitos choram em razão de uma peça teatral e isso faz com que se crie um ambiente muito favorável no sentido da entrega, de olhar o outro. Forquilhinha traz algo importantíssimo para as nossas crianças, que irá interferir num todo na sociedade”, acrescenta.
O Projeto terá várias ações nos próximos meses. Começou com apresentações para os professores da rede durante a capacitação e agora inicia o espetáculo “Revirado Conta” para todos os CEIs. A segunda ação programada será em agosto, intitulada “Teatro Sobre Rodas”. Já em outubro acontecerá a estreia nas escolas municipais do espetáculo “Felpo Filva” para todo o ensino fundamental de Forquilhinha.