A Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, em parceira com a APAE de Forquilhinha, está desenvolvendo o Projeto Capoeiração, que tem por objetivo dar aos capoeiristas especiais uma melhor qualidade de vida e inclusão na sociedade. O projeto iniciou há cerca de seis meses e, na última semana, aconteceu a graduação dos capoeiristas, com a entrega da corda azul e o batizado dos alunos.
Para a diretora, Edinéia da Silva Trombin, o projeto capoeira possibilitou aos educandos com deficiência intelectual e múltipla realizar atividades que ajudam a desenvolver o equilíbrio, as habilidades motoras, a percepção do outro, a concentração, entre outros benefícios. “Podemos afirmar que o trabalho desenvolvido na capoeira, agregado aos atendimentos já realizados pelos profissionais da APAE de Forquilhinha, foi de extrema importância para o processo de reabilitação dos educandos”, comentou a diretora.
O professor de capoeira, Lucas Barbosa Domingos, explica que a prática proporciona melhora na concentração, além de estimular e promover a superação, a cooperação e a sociabilidade dos alunos. “A intenção do projeto é melhorar a qualidade de vida dos participantes, sempre respeitando o limite de cada um”, disse.
Segundo a coordenadora de Cooperativismo, Josimar Jacques, o projeto foi bem aceito em outras escolas e, a partir desse ano, passou a contemplar as APAEs de Nova Veneza e de Forquilhinha. “Com esse trabalho estamos reforçando e propagando as ações de cidadania e de cooperativismo”, salienta.