Alternativa para diminuir as faltas poderá ser o envolvimento de crianças da rede municipal de educação, de forma lúdica, na conscientização dos pais.
Nessa semana, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro esteve reunido com o Promotor de Justiça, Alex Sandro Teixeira da Cruz e secretários municipais. O objetivo foi discutir medidas para diminuir a ausência de pacientes nos exames e consultas com especialistas agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma das medidas discutidas foi o envolvimento de alunos da Rede Municipal de Educação como forma de conscientização dos pais. O encontro ocorreu na sala de reniões, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Conforme o prefeito Clésio Salvaro, em média, 250 ultrassons são agendados por semana e apenas 130 são realizados. “Nos exames temos uma média de ausência de 45%. A reunião de hoje é importante, para trazer ideias que ajudam a criar medidas para diminuir essas faltas”, ressalta o prefeito.
De acordo com o promotor, um trabalho de conscientização nas escolas, deveria ser realizado, envolvendo as crianças de uma forma lúdica e ensinando as crianças a importância da presença dos pais no dia do exame agendado. “Essa é uma forma de alerta aos pais. Deixar claro ao cidadão, que no dia marcado, ele não compareceu e acabou tirando a vaga de outra pessoa. O pai deve ter a consciência que ocupou uma vaga de uma pessoa, que talvez precisasse mais do que ele”, ressalta o promotor.
Cruz apresentou a ideia de aplicar uma advertência para o paciente que não comparecer a uma consulta ou exame e não apresentar uma justificativa. “Simplificar esta conduta em uma lei municipal, quem não comparecer terá uma consequência”, completa.
O encontro reuniu a deputada federal, Geovania de Sá, a secretária de Saúde, Francielle Gava, o secretário da Fazenda, Robson Gotuzzo, e a vereadora Geovana Zanette.