Nutricionista Vanessa Córneo Viola – CRN10 4561
As pessoas que se distraem enquanto estão se alimentando não formam memórias suficientes sobre o que comeram e acabam se condicionando a uma fome irregular durante o período pós-refeição.
Os pontos negativos em se alimentar em frente ao computador ou à televisão são diminuição do relaxamento, sociabilidade e saciedade. É muito importante fazer as refeições em família, principalmente com crianças e adolescentes, que está associado com uma melhor ingestão alimentar, incluindo maior consumo de grãos, frutas, vegetais, vitaminas e minerais, bem como uma diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas.
Sabemos que quando não relaxamos aumentamos a secreção de alguns hormônios, como adrenalina e cortisol, que influenciam de maneira negativa a forma como aproveitamos os nutrientes da refeição.
Com isso, a saciedade fica prejudicada, pois a pessoas não prestam atenção ao que e quanto estão comendo enquanto ficam em frente ao computador ou à TV e essa prática leva a um maior consumo de alimentos nas refeições seguintes. Isso acontece porque o nosso cérebro não registra o ato da refeição, acabando por estimular a compulsão e uma maior ingestão de alimentos.
Em um estudo realizado com famílias de baixa renda, mostrou que a TV está muito presente nas refeições em família e mesmo que as famílias não estejam prestando atenção ela está ligada e isso pode ocasionar em um aumento da ingestão de alimentos sem a atenção plena da quantidade que se está ingerindo.
Por isso, faça as refeições à mesa com a família reunida, em ambientes tranquilos, sem televisão e computador, promovendo assim hábitos de vida saudáveis e melhorando a qualidade da refeição e consequentemente a qualidade de vida!