Cada brasileiro já pagou em média R$ 1,2 mil de tributos em 2016. Mais de 120 cidades do Brasil desenvolverão então o Feirão do Imposto com o propósito de cobrar o retorno desse valor em serviços de qualidade no próximo sábado, dia 21. Em Santa Catarina estarão envolvidos 60 municípios, entre eles, Içara. A campanha será realizada das 9h às 12 na Praça da Matriz pelo núcleo de jovens empreendedores da Associação Empresarial, neste ano, com o bumerangue – o único que vai e não volta – como símbolo da ação.
“Trabalhamos em média 150 dias do ano somente para pagar imposto. E a cada ano este prazo é ainda maior”, coloca o coordenador da campanha em Içara, Eduardo Lodetti. “Muita gente não sabe disso. Precisamos mostrar para a população o quanto há de carga tributária em cada produto”, aponta também a presidente do núcleo jovem, Janine Reginatto Richetti. A campanha na cidade envolve as empresas Amaretti Bebidas, Autoescola Fox, Portal Canal Içara, Fábio Ronchi Advogados, Anave, Minamel, Jatral, Dotfile e Paletiza.
“Este é um dos maiores eventos do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores”, lembra o vice-presidente regional, Kleiton Avi. Através do Feirão do Imposto foi possível a aprovação da Lei nº 12.741 em 2012, chamada de Lei da Transparência, com a obrigatoriedade das empresas demonstrarem ao consumidor os impostos. O próximo passo agora é a simplificação fiscal e a gestão eficiente do governo federal junto com o Movimento Brasil Eficiente. Faltam mais de um milhão de assinaturas. Além disso, busca-se que Dez medidas contra a Corrupção do Ministério Público Federal virem lei.