Negócios fechados marcaram a 9ª edição da Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar.
A força do agronegócio do Sul Catarinense esteve em evidência nos últimos cinco dias, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma/SC, durante a realização da AgroPonte 2019. A 9ª Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar encerrou às 18h deste domingo, 18, e já contabiliza mais um sucesso de público e de negócios, mostrando mais uma vez todas as potencialidades do setor na região e para a região.
Mais de 100 mil pessoas visitaram o evento que iniciou na quarta-feira. “Superamos as expectativas de quem durante 12 meses trabalhou e organizou o evento. Os pavilhões absolutamente lotados, o número de expositores bateu recorde e o público ultrapassou a edição anterior”, afirma Willi Backes, diretor da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora da AgroPonte.
Quem colheu bons frutos foi Arnaldo Bez Batti, que levou os seus gados reprodutores e matrizes para a feira e comercializou seis deles, além de participar e vencer categorias do julgamento de bovinos da Raça Brahman, realizado na sexta-feira.
“Uma pessoa de Itajaí soube que nós ganhamos o primeiro lugar aqui, saiu de lá de Itajaí com um caminhão, veio aqui e levou dois animais nossos. Tudo o que tem aqui na feira é muito bom para nós e queremos ser parceiros para as próximas”, conta Bez Batti, que participa da AgroPonte desde a primeira edição da feira de bovinos.
“Eu já quero assumir o compromisso de que no próximo ano estaremos aqui não com 25 animais, mas com 30, 40, ou até mesmo 50 animais, porque o atendimento é bom, a estrutura é boa, não temos o que reclamar”, acrescenta o expositor.
Sonho realizado na agricultura familiar
Entre os mais de 250 expositores que participaram da 9ª AgroPonte, marcaram presença 40 cooperativas e associações da agricultura familiar. Da Cooperativa Nosso Fruto, de Criciúma, estava a Ilene Zanivan Martinello, com seus pães e bolos caseiros. Ela acaba de receber o seu alvará e já foi participar da feira, sua primeira oportunidade de negócios.
Ao lado do marido, do filho e da nora, Ilene viu que a sua atividade tem potencial para crescer e ficou surpresa com as vendas que fez durante a feira. “Algumas pessoas me diziam ‘olha, se cuida, não vai ser tanto assim como tu pensas’ e, de repente, deu certo. No sábado eu produzi para as vendas de sábado e domingo, mas vendi tudo no sábado. Fiquei até as 21h na feira, fui para casa, produzi tudo de novo e trouxe produtos frescos para vender no domingo. A AgroPonte me abriu as portas e, para mim, tem sido a realização de um sonho”, conta Ilene.
E ela não foi a única que atingiu seus objetivos na AgroPonte, como relata o gerente regional da Epagri em Criciúma, Edson Borba Teixeira. “Os agricultores venderam muito, mas não é só a venda, é também o contato e a prospecção de novos negócios, porque aqui passam muitos compradores, desde redes de supermercados, lanchonetes, casas de conveniência, de produtos naturais”, pontua Teixeira.
“A feira proporciona ao agricultor trazer todo o seu trabalho do dia a dia e mostrar ao público urbano, até visitantes que vêm de fora, os produtos da agricultura familiar. Para a Epagri, isso é a recompensa do trabalho de um ano inteiro planejando, organizando, assessorando os agricultores para hoje podermos dizer que fechamos com chave de ouro a AgroPonte 2019, que só não é melhor que a AgroPonte 2020, porque eu tenho certeza que a cada ano a feira só melhora”, complementa o gerente da Epagri.
A diversidade de produtos à disposição do público surpreendeu Kleber Giovane Silva e sua família, que pela primeira vez visitaram a feira. “Antes eu pensava que AgroPonte era só para agricultores, então, a gente que não é agricultor, não teria nada para ver, mas agora, conhecendo, a gente viu que tem muita opção diferente para a família toda”, afirma Silva que aproveitou para levar para casa biscoitos, frutas e legumes.
Próxima edição já tem data
A 9ª AgroPonte contou, também, com a 7ª Feira Exposição Estadual de Animais, 4ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta e 2ª Exposição Oficial Cavalos Crioulos. A programação ainda ofereceu seminários e painéis técnicos gratuitos sobre temas variados, todos ligados ao agronegócio, além dos julgamentos dos bovinos das raças Angus e Brahman e o julgamento dos cavalos da Raça Crioula.
Com o fechamento da edição 2019 inicia-se o balanço, avaliação e desde já o planejamento para o ano que vem, que já tem data marcada. A 10ª AgroPonte será realizada de 19 a 23 de agosto de 2020. “A partir de agora reunimos os grupos de trabalho e fazemos as avaliações. Cada um tem uma sugestão de ampliação e de diversificação e eu acredito que vamos conseguir crescer para a próxima edição”, declara Willi Backes.