Visando fomentar cada vez mais a produção orgânica no meio rural forquilhinhense, a Epagri realizou nessa semana um curso específico para a área, focando na atuação com frutas e hortaliças. A capacitação, organizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), abrangeu 16 produtores interessados em trabalhar livres de agrotóxicos e produzir de forma sustentável.
A parte teórica foi ministrada na Casa do Agricultor e, posteriormente, as aulas práticas foram realizadas nas propriedades do município que já produzem com práticas de agricultura orgânica.
De acordo com o extensionista da Epagri, Realdino Busarello, o objetivo foi preparar esses agricultores em relação aos produtos orgânicos, tendo em vista que em quatro anos a expectativa é que 30% da merenda escolar do município seja originada desse tipo de produção.
Participaram do curso para começar a cultivar de forma orgânica: três produtores de banana, três de hortaliças e outros produtores de pitaya. “É importante incentivar, por isso realizamos a capacitação” completa Busarello.