Começou nesta segunda-feira, 18, a vacinação contra a gripe para adultos com idade entre 55 e 59 anos e professores de escolas públicas e privadas. Estes são os dois últimos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe a serem liberados para tomar a dose. A Campanha segue até o dia 5 de junho e todas as pessoas dos grupos prioritários, que ainda não tomaram a vacina, têm até esta data limite para se imunizar. O público-alvo total, em Santa Catarina, é de 2.661.171 pessoas.
A gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, reforça a importância da vacinação, principalmente, neste momento de pandemia. “Importante lembrar que a vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas auxilia no diagnóstico do novo vírus, tendo em vista que os sintomas das duas doenças gripe e covid-19 são bem semelhantes”, esclarece.
A meta da campanha é imunizar pelo menos 90% da população de cada um dos grupos prioritários, que são:
- Idosos com mais de 60 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Pessoas com comorbidade;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional;
- Caminhoneiros;
- Motoristas e cobradores do transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Povos indígenas;
- Crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Puérperas até 45 dias após o parto;
- Pessoas com deficiência;
- Adultos com idade entre 55 e 59 anos
- Professores de escolas públicas e privadas.
Doses recebidas
Santa Catarina já recebeu 2.206.200 doses da vacina contra a gripe, o que equivale a 82% de todo o quantitativo necessário para imunização de toda a população dos grupos prioritários. As doses estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Estado aos poucos. Todo o quantitativo recebido por Santa Catarina já foi encaminhado aos 295 municípios catarinenses.