A Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) encaminhou na tarde desta segunda-feira, 19, ofício ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, pedindo a imediata reavaliação por parte do Governo da transferência de 50 Policiais Militares da região de Criciúma que irão integrar a operação veraneio 2017, em Florianópolis.
A notícia da transferência, na última semana, fez com que o presidente da ACIC, César Smielevski, iniciasse uma mobilização para reverter essa baixa do efetivo lotado em Criciúma.
Conforme o documento, assinado pelo presidente da entidade, a ACIC vem tratando o tema Segurança com total prioridade e que a decisão de reduzir provisoriamente esse efetivo representa uma fragilização da “sensação de guarida, conquistada com muito esforço pela região sul de Santa Catarina, junto aos nossos representantes políticos”.
O documento foi copiado também para o Secretário de Segurança Pública, César Grubba, para a Secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, para o Vice-Governador, Raimundo Colombo, e ainda o Secretário de Desenvolvimento Regional, João Fabris.
Confira, na íntegra, o ofício:
Ofício N.º 070/16
Criciúma, 19 de dezembro de 2016.
Excelentíssimo Senhor Governador
Dentre a agenda de trabalho que a diretoria da ACIC vem executando em 2016, o tema “Segurança” é considerado prioritário por seu efeito direto no desenvolvimento socioeconômico de nossa região. Sobre ele, cabe nosso reconhecimento e agradecimento às ações de Vossa Excelência, em atendimento aos pleitos concernentes a disponibilização de câmeras de segurança, aumento do efetivo policial e a instalação em Criciúma da base de serviço aeropolicial da polícia civil (SAER).
A frequência com que discutimos o referido tema, expressa proporcionalmente, a necessidade do provimento das condições mínimas de proteção para o exercício pleno da cidadania. A deliberação por parte do estado de transferir para Florianópolis, mesmo que provisoriamente, cinquenta policiais militares para operação Veraneio/2017, fragiliza consideravelmente a sensação de guarida, conquistada com muito esforço pela região sul de Santa Catarina, junto aos nossos representantes políticos.
Reafirmando seu compromisso institucional com a sociedade do Sul de Santa Catarina, a ACIC solicita, respeitosamente, à Vossa Excelência, que o estado reavalie essa decisão.
Atenciosamente,
CÉSAR SMIELEVSKI
Presidente