O secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, garantiu junto ao Ministério das Cidades em Brasília o pagamento, conforme cronograma, dos R$ 5,4 milhões para a execução da segunda etapa do Canal Auxiliar do Rio Criciúma. A confirmação foi dada nesta terça-feira, 5, em audiência com o secretário-executivo do MCidades, Elton Zacarias. “Já está tudo certo e autorizado pelo ministro. Nos próximos dias a Caixa Econômica Federal entrega a ordem de serviço para início dos trabalhos”, salientou.
Ainda em setembro de 2014, o MCidades aprovou a liberação de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para o prolongamento do Canal Auxiliar do Rio Criciúma. A portaria 536 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e previa que os recursos, inseridos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), fossem aplicados nas obras de manejo de águas pluviais na cidade.
A etapa 2 do Canal Auxiliar compreende 840 metros de extensão entre a Rua Vitório Serafim e a Rua Angelo Peruchi. Prevê pontes nas Ruas Araranguá, Wenceslau Braz e Angelo Peruchi e ampliação de bueiro na Avenida Centenário.
A etapa 1 do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma já foi concluída nas ruas centrais, com uma extensão aproximada de 1710 metros. As tubulações começaram na Rua Mario da Cunha Carneiro e estão instaladas até a Rua Vitório Serafim.
Participaram da reunião em Brasília os assessores especiais da Secretaria de Articulação Nacional, Noilton Moraes e Felipe Ferreira.