Iniciativa é da Assembleia Legislativa em apoio à campanha Vista suas asas, seja doador de medula óssea promovida pela Performance Comunicação e outras 20 instituições.
A Escola do Legislativo Dep. Lício Mauro da Silveira, abriu inscrições para o 1º Seminário de Mobilização para doação de sangue e medula óssea no Extremo-Sul de Santa Catarina. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro reunindo especialistas que irão debater o tema e informar a população formando uma plateia de multiplicadores. Para efetuar a inscrição é preciso acessar o link e preencher corretamente os dados para fazer o cadastro e confirmar sua participação em uma das 200 vagas disponíveis.
No Vale do Araranguá a ação está sendo realizada em parceria com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa por meio da Escola do Legislativo Dep. Lício Mauro da Silveira e tem como público alvo profissionais da saúde, estudantes da área da saúde e familiares de pacientes oncológicos do extremo-sul de Santa Catarina, além de autoridades e imprensa.
A ação integra a campanha “Vista suas asas, seja doador de medula óssea” promovida pela Performance Comunicação em parceria com prefeituras, câmaras de vereadores, empresas, associações, entidades de classe, cooperativas, escolas e universidades da região. O seminário visa a formação de agentes multiplicadores na captação de cadastros para doação de medula óssea, bem como arrecadar voluntários para doação de sangue, mantendo em bons níveis os estoques do Hemosc Criciúma.
A iniciativa tem como foco ampliar a visão da comunidade em geral sobre os temas “doação de sangue” e “doação de medula óssea”, alertando para a importância desses atos no âmbito dos serviços de saúde e da prevenção. Irão participar palestrantes renomados sobre o tema em uma programação que inclui manhã e tarde.
Hemosc fará coleta de sangue para cadastro de medula óssea
O Hemosc Criciúma também estará presente realizando a coleta de sangue para cadastro de doadores de medula óssea e promovendo orientações sobre o tema. Para quem quer ser doador, existem alguns requisitos, como ter uma boa saúde (sem doenças infecciosas, como hepatite, Chagas, HIV, sífilis e outros problemas como diabetes, câncer e doenças específicas do sangue) e ter entre 18 e 55 anos para fazer o cadastro.
A importância do transplante de medula óssea
O transplante de medula é um tratamento que pode beneficiar diversas doenças em diferentes estágios, como leucemias, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, erros inatos de metabolismo, mieloma múltiplo e doenças autoimunes, por exemplo.
O procedimento consiste em substituir uma medula óssea deficiente por células normais de medula óssea, com a finalidade de reconstituir uma medula saudável.
No entanto, para quem precisa, não é tão simples assim encontrar um doador – estima-se que a chance de achar alguém compatível é de 1 a cada 100 mil, mas esse número pode aumentar ainda mais, dependendo da miscigenação.
Inscrições gratuitas
As inscrições são limitadas em 200 vagas e estarão abertas ainda esta semana podendo ser realizadas por meio do site da Escola do Legislativo no site.