Embora no Brasil o número de falantes da língua inglesa ainda seja pequeno, os amantes do campeonato inglês estão por toda parte, sendo possível encontrar com facilidade palpites Premier League confiáveis para apostar melhor.
Embora o futebol jogado na Premier League seja de primeira categoria, este é apenas um dos motivos para que a liga esteja no patamar em que se encontra hoje em dia, tendo fãs ao redor de todo o globo, principalmente entre os apostadores brasileiros, que constantemente dão seus palpites no campeonato inglês.
Caso você queira entender mais desse mercado de apostas e expandir o seu conhecimento, continue lendo este artigo. Nele explicaremos algumas das principais características que tornam este mercado tão atraente para os apostadores nacionais e internacionais.
Tradição no mercado de apostas
Diferentemente de outros mercados de apostas, como o brasileiro, que ainda necessita ser regulamentado pelas autoridades públicas competentes, o Reino Unido é um dos pioneiros neste segmento, com um órgão de licenciamento internacionalmente reconhecido por seu rigor e severidade. Casas de apostas licenciadas por suas autoridades costumam ter reputação muito alta entre a comunidade de apostadores esportivos.
Devido a essa dinâmica, oferecida pelos órgãos competentes, grande parte dos clubes da Premier League são patrocinados fortemente por casas de apostas internacionais. É o caso, por exemplo, do Parimatch, casa de apostas europeia que já possuiu contratos simultaneamente com o Chelsea, Leicester, Aston Villa, Brighton e Southampton.
Clubes-empresas
Com a venda de cada vez mais clubes brasileiros para investidores privados, o termo clube-empresa está em voga. Mas este não é um fenômeno exclusivo em terras tupiniquins e o campeonato inglês foi um dos primeiros no mundo a aceitar a venda de seus clubes para estrangeiros e outros tipos de organizações.
Entre as principais transações que podemos citar estão a venda do Chelsea em 2003 para o empresário russo Roman Abramovich, detentor da marca até os dias de hoje, tendo investido mais de um bilhão de reais no clube desde então. Os resultados da organização desde esta data comprovam que o casamento entre clubes esportivos e investidores privados pode render ótimos frutos. Desde 2003, o clube levou para casa a taça da Premier League 5 vezes, sendo o primeiro título conquistado apenas um ano após sua compra. Se tratarmos da Liga dos Campeões da UEFA, o clube conquistou duas vezes este título.
A última negociação bombástica foi a do Newcastle, vendido para um investidor muito mais rico do que os outros que compraram clubes da Premier League, gerando a expectativa de que a equipe seja a próxima potência do futebol mundial.
Contratos televisivos
As transmissões da Premier League são disputadas por inúmeros canais televisivos ao redor do mundo.
Diferentemente dos contratos brasileiros, todos os clubes da Premier League recebem participações nos lucros de suas transmissões. Além disso, a divisão das cotas é mais igualitária do que em outros campeonatos.
A somatória de todos estes valores é o suficiente para que o clube invista em sua estrutura e pague os seus jogadores, fazendo com que a liga esteja continuamente se aprimorando, buscando talentos disponíveis nos quatro cantos do mundo e oferecendo ótimas partidas para os amantes do esporte.
Campeonato equilibrado
Devido ao grande número de patrocinadores interessados em receber espaço nas camisetas da Premier League, venda de ingressos, contratos televisivos e investidores internacionais, a liga acabou se tornando um prato cheio para os interessados em futebol de qualidade, sediando um dos campeonatos mais equilibrados de todo o mundo.
É quase consensual que times medianos e até pequenos da Premier League têm poder para competir entre os maiores em outros campeonatos europeus, tamanha a riqueza das equipes inglesas. Para comprovar isso, basta ver as cifras envolvidas nas negociações dentro jogos da Premier da League.