Uma ideia que surgiu de um projeto de extensão: aproximar os livros daqueles que não tem acesso. Foi assim que a Unesc conseguiu arrecadar mais de 200 livros para serem entregues a Penitenciária Sul de Criciúma. São obras que vão da literatura a autoajuda, com o intuito de estimular nos detentos o hábito da leitura e da escrita, como instrumento de acesso ao conhecimento e a cultura.
A arrecadação ocorreu por meio da campanha Doe Livros, que nasceu paralelo ao projeto de extensão “Mundo do Trabalho e Situação de Cárcere: Possíveis Contribuições Universitárias”.
Segundo a professora Jucélia Abel, uma das idealizadoras do projeto, na penitenciária já existe uma biblioteca, mas o acervo é pequeno. “Estes livros vão ampliar o acervo e as possibilidades de leitura aos detentos. Eles têm regularmente aulas na penitenciária, desta forma, os livros servirão para complementar os estudos e incitá-los ao hábito da leitura, desenvolvendo a autonomia quanto a formação do conhecimento”, comentou.
Também estão envolvidas no projeto, as professoras Janete Trichês e Mônica Ovisnki de Camargo Cortina. A entrega ocorre nesta quinta-feira, 28, às 14 horas.