Os vereadores aprovaram quatro moções visando eternizar a gratidão aos homenageados e o reconhecimento pelo trabalho realizado.
A última sessão ordinária de 2021 foi marcada por emoção e homenagens no Legislativo de Forquilhinha. Quatro moções de aplausos foram aprovadas pelos vereadores nesta segunda-feira, dia 27, e entregues à Epagri, Rádio Eldorado, Jornal Volta Grande e o programa Rádio Rural, apresentado pelo jornalista Silmar Vieira, em gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado.
O técnico em agropecuária, Realdino José Busarello, representou a Epagri na entrega da moção de aplauso. Servidor na estatal desde 1979, ele agradeceu a homenagem à empresa que é referência em pesquisa agropecuária e extensão rural. “Obrigado ao Legislativo, Executivo e toda a sociedade do Estado pelo apoio à Epagri. Estamos no campo para ajudar na solução dos problemas e também gerar novas oportunidades às pessoas da agropecuária”, declara.
Na moção à Rádio Eldorado, a emissora foi lembrada como a mais antiga rádio de Criciúma e a maior emissora de radiojornalismo do Estado. “Somos testemunhas da história de Forquilhinha desde o início, quando se transformou nesse município que muito admiramos. Quando aqui foi dito que a Eldorado é a maior emissora do Estado, não duvidem. Também somos a única emissora no sul do Brasil que acompanha os seus times de futebol com a equipe completa e queremos ser sempre a voz da sociedade”, conta o diretor, radialista e jornalista João Paulo Messer.
O Jornal Volta Grande também foi lembrado como um grande expoente da imprensa regional. O diretor proprietário lembrou o início do jornal, que nasceu da necessidade de informar os acontecimentos da região e está prestes a completar 26 anos de atuação. “Falar do jornal é uma paixão, e não deixamos de circular em nenhum momento desde o início da fundação. Nascemos em Jacinto Machado, em 1995, na pior enchente do município. Ampliamos e hoje estamos em 17 municípios. Somos guerreiros neste período em que muitos jornais impressos fecharam as portas. Obrigado aos nossos leitores, apoiadores e a toda equipe do jornal”, relata José Mota Alexandre.
Para concluir a noite de homenagens, o jornalista Silmar Vieira foi chamado para receber a moção de aplauso ao Programa Rádio Rural, apresentado por ele na Rádio Eldorado. Natural de Forquilhinha, o apresentador consolidou o programa com o seu empenho pessoal na abordagem de temas importantes para os agricultores, fornecedores e investidores relativos ao agronegócio. “Fui homenageado quatro vezes nesta noite junto com as equipes da Rádio Eldorado e Jornal Volta Grande, o qual faço parte, e também pela Epagri, pois fui nomeado como funcionário honorário da empresa. Trabalhando juntos conseguimos resgatar o orgulho do agricultor da nossa região. O meu agradecimento fraterno pela lembrança”, disse o Silmar.
O presidente da Câmara, Célio Elias, parabenizou os homenageados e agradeceu a todos pelo ano em Forquilhinha. “Estabelecemos que este mandato seria de aproximação entre os vereadores e, consequentemente, com toda a sociedade. Oferecemos total condições de trabalho, liberdade e ampliamos a democracia nesta Casa. Tivemos boa relação com o Executivo, mas sempre ressaltando que o Legislativo não seria um puxadinho da prefeitura”, destaca.
As sessões ordinárias foram finalizadas em 2021 com 79 projetos de lei do Executivo aprovados, 28 do Legislativo, 32 requerimentos e 173 indicações. “Foi um ano bem produtivo. Que Deus abençoe a todos e que possamos ir em frente sem medo de sorrir, amar e de ser feliz. Um feliz 2022”, conclui Célio Elias.
As moções de aplausos contaram com as digitais dos seguintes vereadores: Célio Elias (PT), Ivone Minatto (PSD), José Nardi (PSD), Marcos Rocha Macedo (PDT), Larissa Rocha Elias (PDT), Dinho Rampinelli (PL), Jucemar Borges (PP), Felipe Dordete (PP) e Marilda Casagrande (PP).
Mais destaques da 47ª Sessão
Devolução de R$ 1,2 milhão à Prefeitura de Forquilhinha.
A Câmara de Vereadores de Forquilhinha oficializou nesta segunda-feira, dia 27, a devolução de R$ 1,2 milhão ao Poder Executivo. O valor está entre as maiores devoluções realizadas pelo Legislativo, resultando em mais recursos no cofre da Prefeitura para investimentos na manutenção da cidade e em melhorias à população.
Projetos aprovados
PLE nº 79/2021 – Altera o artigo 1º da Lei 2.547, de 26 de outubro de 2021, modificando o nome do proprietário do imóvel a ser permutado, ou seja, de Emerson Westrup para Westrup Administradora de Bens, CNPJ n. 15.644.517/0001-90. Os vereadores Felipe Dordete e Marilda Casagrande, ambos do PP, votaram contra.
PL nº 28/2021 – Altera o Artigo 1º da lei 403/1997, passando a ter a seguinte redação: “É obrigatória, nas agências, cooperativas de crédito, postos de serviços, unidades de negócio e demais estabelecimentos bancários em funcionamento no município, a instalação de porta eletrônica de segurança individualizada em todos os acessos destinados ao público”. (Autoria: Célio Elias – PT)