CrossFit surge como alternativa aos treinos convencionais e é considerado o método mais completo em termos de resultados físicos.
Um treino que trabalha 10 habilidades físicas, é considerado o método mais rápido para alcançar resultados corporais e não possui rotina. Assim é o CrossFit, modalidade nascida nos Estados Unidos e que já é considerada um esporte mundial. Surgindo como uma alternativa aos treinos convencionais, o método ganha cada vez mais adeptos e vem se tornando um sucesso entre os criciumenses.
Diferente do que normalmente é praticado nas academias, onde aeróbica e musculação acontecem separadas, no CrossFit os exercícios trabalham o corpo em conjunto. As aulas são intensas e possuem uma hora de duração. Durante esse tempo, os alunos são desafiados a passarem por uma série de exercícios que, diariamente, são alterados pelos coachs (professores).
De acordo com o fisioterapeuta, professor de educação física e coach do box CrossFit Criciúma, Bruno Serafim da Luz, o método abrange uma infinidade de movimentos e proporciona 10 principais benefícios. “O CrossFit é considerado a modalidade mais completa em termos de resultado. Ele trabalha a resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, agilidade, velocidade, flexibilidade, precisão, coordenação e equilíbrio”, destaca.
Box precisa ser credenciado pela marca
O coach explica que o CrossFit é uma franquia e, por isso, a marca só pode ser utilizada por locais credenciados. Nas regiões Carbonífera e Extremo Sul, o CrossFit Criciúma é o único estabelecimento que consta no Official CrossFit Map, aplicativo que aponta todos os boxes filiados do mundo. “O box tem que estar nos padrões exigidos pela marca e a formação dos profissionais é um ponto muito importante. Os coachs passam por provas teóricas e práticas durante a capacitação”, observa.
Apesar do treino ser intenso, o profissional afirma que qualquer pessoa pode iniciar a prática. “Temos alunos que variam entre 12 e 60 anos. Os exercícios são adaptados para cada faixa etária e de acordo com o condicionamento do aluno”, explica.