Aumentar as vendas pela internet é o objetivo de muitas empresas, afinal o mundo está cada vez mais conectado. Entre tantas estratégias de marketing digital, está o google ads. Uma das vantagens de fazer campanhas google é a capacidade de segmentação do público-alvo, proporcionando um tráfego qualificado para o site. Mas como isso funciona?
Diferente da consultoria SEO, o ads se trata de anúncios no google, portanto são pagos. A definição do público-alvo da sua empresa é fundamental, uma vez que as campanhas precisam ser direcionadas para potenciais clientes.
O que é segmentação?
Uma agência de google ads ou de links patrocinados busca entender o seu público-alvo antes de traçar estratégias de segmentação. De forma geral, podemos definir segmentação como configurações que fazem com que o seu anúncio seja exibido para um grupo específico de usuários.
Tipos de segmentação
Agora que você já entendeu a definição de segmentação, vamos abordar sobre os seus tipos.
Demográfica
Um especialista em adwords escolhe as melhores de formas de segmentar. A segmentação demográfica é interesse para muitos negócios, uma vez que direcionam as campanhas de acordo com o gênero e faixa etária.
Por exemplo, se a sua loja virtual vende produtos para cabelos femininos, o público-alvo são as mulheres. Sendo assim, não faz sentido exibir o anúncio para homens. Lembrando que cada caso é diferente e precisa ser analisado com cuidado por analistas.
Geográfica
Como o próprio nome já diz, essa segmentação leva em consideração os aspectos geográficos. O Google Ads permite que você escolha para quais regiões quer que a campanha seja exibida. Se a sua empresa só presta serviço na cidade de São Paulo, não é necessário anunciar para outros municípios do estado.
Dispositivo
A experiência do usuário é algo que deve ser bastante priorizado pelos sites. No mobile ou desktop, a pessoa não deve ter dificuldades para fazer a navegação. A segmentação por dispositivo restringe os anúncios de acordo com o meio que o usuário acessa. Sendo assim, a empresa escolhe se direciona apenas para mobile ou para desktop.
Interesse
A segmentação por interesse é muito utilizada e gera resultados impressionantes quando feito da forma correta. Basicamente, você configura o direcionamento de acordo com o interesse que a pessoa demonstra na rede. A campanha google ads seleciona anúncios que estejam relacionados ao que o usuário busca na internet, aumentando as chances de conversão.
Supondo que a sua marca venda alimentos veganos. A forma mais estratégia é direcionar as campanhas para pessoas veganas, ou seja, que procuram produtos veganos na internet e outros comportamentos.
Destacamos que contar com uma boa agência de marketing digital, seja uma agência de SEO ou ads, é importante para ter excelentes resultados.